A sexta-feira (29) e o sábado (30) foram dias da verdadeira Festa da Taça no distrito do Porto. 16 clubes entraram em campo a competir nos oitavos de final da prova rainha e oito jogos com muita emoção à modo taça.
O grande embate da ronda decorreu na Maia, entre o FC Maia Lidador e o Coimbrões. Os dois clubes disputam ponto a ponto a segunda posição da Série 1 da Divisão de Elite e fizeram um jogo de muita tensão no Estádio Municipal Professor Dr. José Vieira de Carvalho. Com o 0-0 no tempo normal, a decisão da vaga foi para as grandes penalidades e caiu para o lado de Vila Nova de Gaia, que avançou para a próxima fase da prova.
Líder isolado na Série 2, o Aliança de Gandra não tomou conhecimento do São Félix da Marinha, emblema da I Divisão, e venceu por 5-1. O duelo chegou a estar empatado quando Jose Garcia empatou para os gaienses aos 42, mas antes do apito para o intervalo, Rafael Ribeiro voltou a colocar os gandrenses em vantagem. Na segunda parte, Pedro Rodrigues, Jorge Silva e Rui Valente ainda marcaram e colocaram o emblema do concelho de Paredes, já apurado para a Fase de Subida na Divisão de Elite, nos quartos de final.
O Leça FC, também já apurado para a Fase de Subida ao Campeonato de Portugal, recebeu o FC Vilarinho e venceu por 2-0 sem sustos em Leça da Palmeira. Os vilarinhenses agora depositam todas as forças nas duas últimas jornadas da Divisão de Elite, já que precisam ganhar e torcer por algum passo em falso do Alpendorada.
Na Póvoa de Varzim, o Beiriz, da II Divisão, lutou bravamente e fez um jogo digno de aplausos contra o Citânia de Sanfins, da Divisão de Elite. Após o 1-1 no tempo regulamentar, as grandes penalidades consagraram o guarda-redes Vítor Feltes, do emblema de Paços de Ferreira que ficou com a vaga. Em Valongo, o SC Campo foi derrotado por um valente Várzea do Douro, que venceu por 1-3. Pela terceira ronda consecutiva, o clube do concelho do Marco de Canaveses consegue derrubar uma equipa de divisões superiores na Taça (afastou o Lavrense (Honra) e Infesta (Elite)).
O SC Rio Tinto recebeu e derrotou o Barrosas por 2-0. No outro duelo, o GD Águas Santas, da I Divisão, venceu o Estrelas de Fânzeres, da Honra, por 1-0. No único jogo do sábado, o Pedras Rubras foi até São Martinho e, após empatar em 1-1, venceu a equipa da casa também em grandes penalidades.
Em sorteio já previamente divulgado nas rondas iniciais da Taça, já ficou definido o emparelhamento dos jogos. Portanto, os quartos de final serão:
Pedras Rubras X SC Rio Tinto
Citânia de Sanfins X SC Coimbrões
GD Águas Santas X Leça FC
Aliança FC Gandra X Várzea do Douro
A data prevista para os quartos de final é dia 13/04.