A transferência do avançado Naziru Shuabiu, da AR São Martinho para o Rio Ave, da Primeira Liga, é mais uma evidência da qualidade e do reconhecimento dos campeonatos distritais da Associação de Futebol do Porto, que época após época, têm sido uma verdadeira montra de talento.
Naziru era um dos destaques da AR São Martinho nesta edição da Hyundai Liga Pro e um dos jogadores em destaque na prova pelo seu rendimento ofensivo. Em novembro chegou a levar para casa o prémio TRUST Melhor Marcador do Mês, mês em que fez 3 golos em 3 jogos. No total da época o nigeriano assinou 12 golos em 18 jogos.
OUTROS CASOS
Em 2023, o Paços de Ferreira, da II Liga, foi buscar o avançado colombiano Miguel Moreno, de 19 anos, que defendia as cores do FC Lixa (campeão da Divisão de Honra naquela época), anotou 30 golos e fez nove assistências em 32 jogos disputados.
Já em 2024, o Estrela da Amadora, da I Liga, chegou a um acordo com o mesmo São Martinho para a aquisição do jovem Francisco Silva, de 21 anos, que tinha sido um dos grandes destaques do emblema Campense na Divisão de Elite, com 17 golos em 23 jogos.