Um ano de pandemia


No mês de março assinala-se a infeliz data da primeira paragem das competições devido à pandemia de COVID-19. Passou um ano. Em março de 2020, quando ainda poucos sabiamos o que tinhamos pela frente, a Associação de Futebol do Porto foi a primeira a parar e, posteriormente cancelar as suas competições. Seguiu-se uma época cancelada e uma nova que foi construida com a margem da incerteza que o vírus nos concedeu. Hoje, praticamente 365 depois da primeira paragem, continuamos parados, sem saber bem até quando e sem uma prespetiva clara sobre quando tudo volta ao normal. A nós, e a todos que gostam de futebol, resta-nos proteger, cuidar da nossa saúde e cuidar dos nossos, porque só assim conseguiremos voltar a fazer o que mais gostamos.

Neste pequeno vídeo para assinalar o dia da paragem das competições, a Associação de Futebol do Porto foi a 4 campos, falou com quatro presidentes e testemunhou a tristeza do silêncio e do vazio que tem marcado o último ano. Todos são unânimes: este é certamente um dos periodos mais dificéis da história dos clubes, nunca se esperaria algo assim e que mais do que nunca temos que estar unidos. Quatro testemunhos que acreditamos refletirem o estado de espírito e o estado de alma de todos os nossos filiados e de todos os que gostam de futebol.

Até quando este cenário se vai prolongar não sabemos. Ninguém sabe. A única certeza é de que todos estamos no mesmo barco e apenas juntos e unidos conseguiremos vencer esta guerra.