Vila Meã vence e pressiona Aparecida – São Martinho sobe ao pódio


A Hyundai Liga Pro está ao rubro e a sete jornadas do final tudo permanece por decidir, quer na frente do campeonato, quer nos lugares de descida, o que diz muito sobre a competitividade desta primeira edição. Esta 27ª jornada foi, aliás, mais um exemplo disso, nomeadamente no que à luta pela subida ao Campeonato de Portugal diz respeito, depois do Aparecida ter empatado em casa, contra o Sousense (2-2), resultado que o Vila Meã aproveitou para encurtar para um ponto a distância que separa as duas equipas da frente, ao vence no Senhor do Amparo o Lixa por 5-1. Mas vamos por partes.

O Aparecida, ao intervalo, perdia por 0-2, depois de Nuno e Ângelo terem colocado o Sousense a vencer. Não fosse a reação da equipa de José Oliveira na segunda parte e o pior podia ter acontecido. Bujanda e Diogo Pinto marcaram e arrancaram um empate que mantém a equipa isolada na liderança do campeonato. O líder da Hyundai Liga Pro voltou a ceder pontos e já são doze nas dez últimas jornadas, o que tem permitido a concorrência manter a pressão sobre o emblema de Lousada.

Curiosamente, o Vila Meã também não tem conseguido manter a regularidade e perdeu os mesmos doze pontos nas dez últimas jornadas, só que neste fim de semana, goleou o FC Lixa. Estavam decorrido 3 minutos de jogo, quando Madureira abriu o caminho para a vitória da equipa de Arlindo Gomes. Os visitantes ainda empataram por Valdinho e seguraram o jogo até ao intervalo, mas depois do descanso, foram só golos para a formação amarantina . Pinto fez o 2-1 e depois, golos de João Rafael e dois de Lipe fecharam o marcador.

Com um ponto a separar Aparecida e Vila Meã, os próximos jogos prometem. A equipa de Lousada desloca-se a Valadares e os “Leões da Vila” viajam até casa do Nogueirense.

E por falar em Nogueirense, os maiatos foram a São Martinho e perderam por 3-1 e com isso, cederam o terceiro lugar à equipa de Santo Tirso. Nuno Moreira bisou (14’ e 64’) e foi a grande figura de um jogo em que Francisco Leal também fez o gosto ao pé e contribuiu para a vitória dos Campenses. Gonçalves (79’) fez o tento de honra para os maiatos. Mas o terceiro lugar também está longe de ser um assunto resolvido. As duas equipas estão separadas por um ponto apenas. Do lado do São Martinho, a deslocação ao Estádio Manoel Marques Gomes, no Canidelo, também promete um grande espetáculo.

Nos outros encontros, destaque para a goleada do Vila Caiz frente ao Valadares (4-0). Depois de beneficiar de um autogolo, a equipa de Amarante carregou e Rafa, Migas e Lula fizeram os restantes golos. O Vila Caiz é quinto e, após boa recuperação no campeonato, está a quatro pontos do terceiro lugar.

A subir na tabela está o SC Rio Tinto, que venceu o FC Vilarinho por 2-1, num jogo cujo resultado se manteve em aberto até ao final. O Canidelo somou a sua segunda vitória consecutiva ao vencer fora o Leixões B por 1-2 e reparte os memsos 37 pontos com os riotintentes.

O Maia Lidador recebeu e empatou em casa com o Padroense (1-1). Quem aproveitou para dar um salto na tabela foi o Aliança de Gandra, que foi ao Parque Soares dos Reis e conseguiu vencer o Vila FC por 1-2, num jogo transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto. A vitória colocou os gandarenses com 31 pontos, três a mais do que o primeiro clube dentro da zona de despromoção.

O jogo entre Oliveira do Douro e Ermesinde foi interrompido ao intervalo. Uma nova data para a finalização deste embate será futuramente marcada.