Trio de perseguidores tropeça e Aparecida aproveita


O Aparecida venceu o Vila Caiz por 2-1, com golos de Bujanda e Kako, e ganhou novo fôlego na frente da Hyundai Liga Pro, isto depois da concorrência ter tropeçado nesta 22ª jornada. O Vila Meã empatou em casa do FC Vilarinho (1-1), em jogo transmitido pelo canal de Youtube da Associação de Futebol do Porto, resultado que dá mais margem de manobra à equipa liderada por José Oliveira, que aumentou de um para três os pontos de vantagem na liderança. O Aparecida volta às vitórias, depois de ter cedido a segunda derrota no campeonato na jornada anterior.

Entre as equipas da frente, só o Nogueirense venceu. Os maiatos derrotaram o SC Rio Tinto por 1-0 e seguem no terceiro lugar, a sete pontos da liderança. Já o Maia Lidador, a mesma equipa que tinha surpreendido o líder na semana passada empatou em Oliveira do Douro (1-1) e deixou o Nogueirense mais isolado.

Nesta ronda, o Ermesinde, que segue num bom momento, recebeu e venceu o São Martinho por 2-0. David e Ricardo marcaram os golos do emblema de Valongo que, ao derrotar um concorrente direto, se isolou no sexto lugar do campeonato, com 33 pontos. Na segunda parte da tabela, o Sousense continua em destaque pela positiva. Neste passado fim de semana, derrotou o Leixões B por 2-0 e continua a afastar-se dos lugares de despromoção. Nuno e Rui Costa foram os autores dos golos da equipa da Foz do Sousa, que segue agora no 12º lugar, sete pontos acima da linha de água.

No dérbi de Vila Nova de Gaia, o Valadares venceu o Vila FC por 4-1, obteve a segunda vitória nas últimas três jornadas. João Carvalho e Stocco bisaram pelo Valadares, enquanto Agustin Guerra fez o único golo dos visitantes. Com este resultado, o Vila FC ficou quatro pontos acima da linha de água e está em risco.

Ainda entre as equipas do fundo da classificação, o Padroense venceu o Aliança de Gandra, um concorrente direto na luta pela permanência, por 2-1. Awurum (4’) colocou a equipa da casa em vantagem, mas João Cunha empatou (39’) perto do intervalo. Michael Cardo acabaria por fazer o golo da vitória a quatro minutos dos 90.

Por último, o FC Lixa goleou o Canidelo por 4-0. Ferraz (23’) e João Querido (45’) colocaram a equipa a vencer ao intervalo. Na segunda parte, John Abraham (48’) fez o terceiro e Ferraz bisou nos descontos (90’+4’) e estabeleceu o resultado final. O Lixa segue em 11º, com 28 pontos, sete acima da linha de água.

De ressaltar que esta jornada, tanto da Hyundai Liga Pro como também de todos os campeonatos sob a tutela da Associação de Futebol do Porto, ficaram marcadas por um decreto de um minuto de silêncio pelo falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto, sócio honorário da AF Porto e distinguido com o galardão de Ouro e Mérito na Gala dos 110 anos.