Salgueiros fez a festa da taça com golo nos descontos


Foi um jogo típico de Taça de Portugal, com golos, alternância no resultado, muita emoção e uma decisão nos descontos, quando tudo se preparava para o prolongamento. O Salgueiros segue em frente no Estádio de São Miguel, que estreava o relvado novo, e acabou recompensado por se ter batido até ao último suspiro, num lance em que a defesa do Gondomar, apesar de estar em superioridade numérica, permitiu que Semedo fosse até ao fim para fazer a festa. A bancada do emblema de Paranhos explodiu de alegria e despediu-se da equipa com uma enorme ovação.

Domingos Barros, treinador Gondomar, pode queixar-se de alguma falta de concentração nos três golos do Salgueiros, que marcou o primeiro num alívio deficiente de Ken, sofreu o segundo num canto ao segundo poste, numa jogada pouco agressiva dos seus defesas, e voltou a ver um setor recuado facilitar no terceiro. O Salgueiros até tinha entrado melhor, privando o adversário da bola e criando várias situações de perigo junto da baliza de Benjamim. É certo que o Gondomar soube sofrer e equilibrar o jogo com o passar do tempo. Daffé até podia ter empatado na jogada imediatamente a seguir ao golo de Ivo Lemos. Pouco depois, valeu um grande corte de Rosas na área do Gondomar, que sacudiu a pressão, quando Simões escapou pela esquerda e cruzou para Idalino desviar a bola subtilmente ao segundo poste, para o empate, pouco antes do intervalo.

O descanso permitiu a Domingos Barros fazer ajustes, Tiago Gomes cedeu o lugar a André Silva e o Gondomar ganhou agressividade na frente e tornou-se mais pressionante sobre o portador da bola. Fabinho acabou por fazer o segundo golo e virar o resultado, poucos minutos após o reinício de jogo. O Gondomar ainda deu a sensação de ter o jogo controlado, baixou linhas e passou a atacar pela certa. Mas o Salgueiros nunca perdeu o foco, nem a organização ofensiva, tentando encontrar uma brecha para empatar e foi através de num canto que Nélson Agra fez o 2-2. Embalados pelo golo, os de Paranhos não tiraram o pé do acelerador, o Gondomar já tinha a cabeça no prolongamento e acabou surpreendido com um contra-ataque rapidíssimo, depois de um livre que a defesa do Salgueiros sacudiu com uma bola metida na profundidade, onde surgiu Semedo disparado pela esquerda para fazer o terceiro e atirar a equipa da casa para fora da Taça de Portugal.

 

GONDOMAR SC 2

SALGUEIROS 3

Jogo no Estádio de São Miguel

Árbitro: Carlos Teixeira, auxiliado por Vítor Silva e Márcio Ribeiro

 

GONDOMAR SC – Benjamim; Igor, Ken, Rosas e Jota; Baba Zakari (Bruno Fernandes, 73’), Tiago Gomes (André Silva, 46’), Fabinho e Simões; Idalino (Serginho, 66’) e Daffé

Treinador: Domingos Barros

SC SALGUEIROS – Cavadas; Mica (Daniel Pinto, 79’), Álvaro, Nelson Agra e Rodolfo Simões; Semedo, Ivo Lemos e Nelsinho; Tanko, Diogo Valente (Stanley, 62’) e Turé

Treinador: Rui Amorim

Golos: Ivo Lemos (24’), Idalino (39’), Fabinho (49’), Nelson Agra (76’) e Semedo (90’+2’)

Cartões amarelos: Tiago Gomes (32’); Jota (65’)