Portugal sagrou-se, pela primeira vez, campeão Europeu de futsal na categoria de Sub-19, ao vencer na final a Espanha por 6-2, sendo esse mais um momento histórico da modalidade no país.
Um dos integrantes deste plantel campeão é Ricardo Marques (Ricardinho), jogador que defende o ADCR Caxinas Poça Barca. Em conversa com o jovem jogador, ele comenta o orgulho de ter conquistado um título inédito, mas sabe que deve ter cautela pois ainda tem ainda um longo caminho a percorrer.
"Este título é um motivo de muito orgulho. Para mim e para qualquer jogador jovem, ter conquistado este titulo dá um grande impulso, uma grande visibilidade. Mas é só apenas o começo. Temos que continuar a trabalhar muito para um dia conseguirmos chegar à Seleção A, que é o grande objetivo de qualquer jogador."
Os 14 jogadores que levaram o troféu de campeão europeu são agora exemplos para os mais novos, que almejam seguir uma trajetória vitoriosa. Ricardo Marques diz que, com empenho, todos podem conquistar o seu espaço.
"Agora, com este título, sabemos que seremos um exemplo para os mais jovens, pois muitos acham que a Seleção A é um passo muito grande, mas nos Sub-19 parece que já é mais próximo da realidade de todos. Isso mostra que se treinarem bem, todos podem chegar lá! "
Atleta também com passagens pelas seleções distritais da AF Porto, Ricardinho revelou que os momentos vividos foram de suma importância para o amadurecimento, dentro e fora das quatro linhas.
"Eu fui duas vezes para a seleção distrital da AF Porto, uma nos Sub-15 e outra nos Sub-17. Joguei dois torneios interassociações e foi algo muito bom para mim. Nos Sub-15, é lá que os selecionadores da seleção nacional começam a conhecer-nos. Eu lembro-me dos torneios - os treinadores vão ver os jogos, conversar conosco e realmente, a Associação de Futebol do Porto sempre teve uma grande visibilidade. Isso ajuda Para chegarmos à seleção nacional."
O ala, que fez toda a sua trajetória no futsal no emblema de Vila do Conde, exaltou a formação caxineira, classificando-a como "uma dos melhores do país".
"O Caxinas é dos principais clubes formadores do país e aqui do Norte, em termos de formação, é visivelmente o mais forte. E mesmo nos seniores, a equipa cresceu muito e já está afirmar-se na Liga Placard. Aqui há grandes treinadores e dirigentes que nos ajudam em tudo e é por isso que há tantos talentos a saírem de cá."
Por fim, o jogador de 19 anos vê um grande crescimento da modalidade no país, fruto do processo feito por todas as entidades portuguesas.
"Vejo que em cada ano que passa, o futsal está a crescer mais em Portugal. E vemos isto no desempenho que as nossas seleções tem feito recentemente, com títulos a nível mundial, europeus. A cada ano que passa, está a melhorar. Vemos um trabalho de todas as entidades, das nacionais às distritais, a fazerem a sua parte para transformar o futsal no grande desporto que é".