Leça vence com o Padroense em perseguição – Lixa soma a quarta vitória consecutiva e Sousense segura Aliança


O Leça FC continua seguro na liderança da Série 1 da Divisão de Elite de futebol. Rúben Carvalho começou a escrever a história de uma vitória importante com dois golos (17’ e 27’) ainda antes da primeira meia-hora. O FC Maia Lidador ainda respondeu por Rafael Santos, mas na segunda parte os golos de André Paiva (67’) e André Coutinho (79’) embalaram a equipa de Leça da Palmeira para a goleada (4-1).

Na perseguição aos leceiros, o Padroense venceu o CD Candal com um golo madrugador de Leandro Freitas (5’), que havia de sair ainda antes do intervalo. A equipa do Padrão da Légua não voltou a conseguir dilatar o resultado e acabou a gerir a magra vantagem.

No terceiro lugar, continua o SC Coimbrões, que foi ao recinto do Avintes vencer por 1-2 no dérbi de Vila Nova de Gaia. Nesta 14ª jornada, o SC Rio Tinto derrotou o Canidelo (2-0), resultado que se repetiu no Vila FC-FC Foz.

Em recuperação continua, o Gondomar SC 'B' foi até São Mamede vencer o Infesta por 1-2, com Micoli (47’) e Zé Miguel (53’) a fazerem os golos. Na reta final, a equipa da casa ainda reduziu na conversão de uma grande penalidade (84’) por Diogo Sousa.

No fundo da tabela, a vitória do Varzim SC 'B' na Maia, contra o Folgosa (0-1) encerrou uma série de seis jogos sem vitórias dos poveiros.  Já os Dragões Sandinenses foram superados na receção ao FC Pedras Rubras, que venceu por 0-2, com golos de Jorge Santos (73’) e Diogo Teixeira (90’).

Para o próximo domingo está agendado um Leça-Padroense, um jogo que vai opor as duas equipas da frente.

SÉRIE 2

Um golo salvador de Nuno Andrade a um minuto dos 90’ evitou o que seria a primeira derrota do Aliança de Gandra na deslocação ao terreno do Sousense. O jogo terminou empatado a dois golos e com o líder da Série 2 da Divisão de Elite a adiar aquele que seria o primeiro resultado negativo da temporada.

Na perseguição ao Aliança de Gandra, continuam o FC Vilarinho e FC Alpendorada. O emblema de Santo Tirso derrotou fora de casa o AD Lousada por 0-3, depois de uma segunda parte em que suplantou a equipa da casa, marcando dois golos, que garantiram os três pontos. Já o Alpendorada recebeu e venceu a UD Valonguense com golos de Coronas e Tshabalala, num encontro que terminou reduzido a 10 com a expulsão de Marcão. O resultado colocou um ponto final na série de seis jogos sem perder da equipa de Valongo, que teve no mês de novembro o ponta de lança José Mourão como o #TRUSTMelhorMarcadorDoMês.

Ainda nesta ronda, o Ermesinde SC 1936 descolou-se da perseguição ao segundo lugar ao empatar em Barrosas (1-1). No fundo da tabela, o FC Lixa, escreveu mais um capítulo de uma recuperação que vai na quarta vitória consecutiva, vencendo desta vez fora de casa, o Águias de Eiriz por 1-2.

Nos outros encontros, a AR São Martinho foi até Lordelo e acabou por vencer o Aliados, que permanece no último lugar, por 1-2. O São Lourenço Douro foi a Sanfins surpreender o Citânia (0-1), resultado que deu a quarta vitória para o emblema de Marco de Canaveses, que anda a três jogos sem perder. Já o CD Sobrado empatou em casa com o Vila Caiz (1-1).