Conferência de Imprensa da Final Four de Futsal – As declarações dos envolvidos


Decorreu no auditório da sede da Associação de Futebol do Porto a Conferência de Imprensa oficial da Final Four, que vai ser disputada neste fim de semana (18 e 19) no Multiusos de Paredes e vai colocar em prova quatro clubes: Arcozelo,  Sangemil, Águas Santas e Ordem.

Estiveram presentes na conferência membros de autarquias, como o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Paredes, Renato Almeida, como também o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lousada, António Augusto, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal da Maia, Hernâni Ribeiro e Dário Silva, Vereador de Vila Nova de Gaia.

A sessão inicou-se com o presidente da AF Porto, José Manuel Neves a cumprimentar todas as partes envolvidas e saudar os clubes presentes na Final Four, que vai decidir o grande campeão da prova rainha do futsal.

José Manuel Neves

"Todas as quatro equipas aqui têm muito mérito por estar cá e todas, com certeza, vão proporcionar um excelente espetáculo. O futsal tem uma particularidade diferente do futebol, que todas as equipas defrontram-se entre si, com todas as divisões a iniciar a Taça ao mesmo tempo. Quero agradecer aos municípios cá presentes pois como eu recorrentemente tenho dito, não há desporto sem as autarquias. São eles que, duma forma geral, ajudam a pagar as inscrções, cedem as instalações, como também os seguros da formação. O meu muito obrigado a todos os senhores vereadores cá presentes."

O primeiro jogo das meias finais será entre a equipa do CCD Ordem, de Lousada, contra o SC Arcozelo, de Vila Nova de Gaia. O embate será às 15h.

Jorge Furtado, Presidente do CCD Ordem

"A Trabalhar bem nem sempre vamos ganhar. Mas trabalhamos bem e chegamos numa fase de decisão, o que nos diz que fizemos um bom trabalho. Mas sabemos que no fim, somente uma equipa vai ganhar, mas senão formos nós, não signfica que não fizemos um bom trabalho. A puxar para o meu lado, queremos mesmo que a Taça venha para o Ordem e espero levar para Lousada. Desejo que seja um grande espetáculo, com fair-play e que com os clubes saim de lá enaltecidos! E quero parabenizar a AF Porto por todo o trabalho e visibildiade que tem dado na promoção do futsal." 

Agostinho Peixoto, Treinador do CCD Ordem

"Nós tentamos passar aos nossos jogadores que essa questão (de defrontar uma equipa da Honra) pode vir a ser um problema. Se eles acharem que já está ganho, pode vir aí um grande dissabor. Nós já lhes passamos que as equipas da Divisão de Honra trabalham muito bem e o Arcozelo tem muito valor. Por isso mesmo, vamos tentar contrariá-los e vamos fazer de tudo para vencer."

Sidónio Almeida, Vice-Presidente do SC Arcozelo

"É a primeira vez que estamos numa Final Four e isso para nós é muito dignificante. Temos 90% do nosso plantel sénior da nossa formação, que veio desde os infantis, e isso é um orgulho para nós. Não vai ser um jogo fácil, mas estamos a trabalhar para isso. Queremos que a Taça não saia do muncípio de Gaia. Ninguem aqui gosta de perder dentro de quadra, mas temos aqui quatro clubes que sabem muito bem os valores do futsal e vão fazer uma ótima Final Four"

André Pereira, Treinador do SC Arcozelo

"O percruso que nos fez chegar aqui enaltece e muito o nosso trabalho e dá motivação para essa fase da competição. Mas, ao mesmo tempo, é hora de virar a chave. O que já passou está no passado e agora queremos só pensar no Ordem. E depois, se passarmos, pensamos no Sangemil ou no Águas Santas. O caminho foi bom e importante ao grupo para mostrar a confiança no grupo de trabalho e queremos dar continuidade no que nos fez chegar cá."

 

Já na outra meia-final, um duelo concelhio e da freguesia de Águas Santas, na Maia, colocará frente-a-frente o Sangemil e o Juventude Desportiva de Águas Santas.

Joaquim Reis, Presidente do Sangemil

"O nosso trabalho aqui é muito diário. Mal era que nenhum clube aqui gostaria de ganhar a Taça. A Taça é o protótipo da competição onde tudo pode acontecer. Nem sempre a equipa do escalão superior tem a vitória assegurada e esta competição permite isso. Vamos fazer tudo para repetir o que fizemos em 16/17! E vamos querer ser o segundo clube a conseguir este feito. E caso não conseguimos vencer a Taça, nós temos a consciencia que fizemos uma época espetacular e muito profissional, e com muita humildade. Costumo dizer que somos muito humildes e não temos objetivo de sermos maiores que ninguém. Mas em contrapartida, não deixamos os outros serem maiores do que nós. No campo, na quadra, tem de o provar! Que vença o melhor!

João Marques, Treinador do Sangemil

"É um grande evento esta Final Four. Eu já tive o privilegio de passar no Sangemil no ano posterior ao que o clube foi campeão da Taça e tive também o privilégio de jogar a Taça de Portugal. Nesta época, no meu regresso, encontrei muita semelhança na familiaridade do clube mas vejo muita evolução no futsal no jogo em si. É uma modalidade que vem a crescer. Vejo também muita evolução na divulgação e visibilidade, fruto também de muitos eventos como este que a AF Porto esta a organizar."

José Óscar Monteiro Rosas, Presidente e Treinador do JD Águas Santas

"Tão aqui quatro equipas com muitas ambições. Nós temos aqui a noção que vai ser muito difícil. O Sangemil, sabemos que é uma equipa que tem muita qualidade e as suas valias. Isso pode não ser nada, mas também pode ser muito. Sabemos que somos uma equipa mais modesta estamos muito orgulhosos do nosso percurso na Taça. Espero conseguirmos ter felicidade e se, eventualmente tivermos chances, queremos ser uma surpresa. Estamos preparados para tudo! Estamos aqui numa grande festa e quero que meus jogadores também se divirtam a jogar."

Podes assistir a Conferência de Imprensa completa no vídeo abaixo!