Aparecida e Vila Meã deram novo passo firme na luta cada vez mais a dois do título da Hyundai Liga Pro. Numa jornada que serviu para acertar calendário (a quarta jornada tinha sido adiada por causa dos incêndios de setembro, que assolaram o distrito do Porto) a concorrência voltou a ver os dois da frente distanciarem-se: entre o Aparecida e o Nogueirense (terceiro classificado) são agora 11 os pontos de diferença enquanto o Vila Meã (segundo classificado) segue a sete dos maiatos.
Entre os dez primeiros, além das duas equipas da frente, só o Leixões B conseguiu somar três pontos. Todas as outras equipas perderam ou empataram, o que diz muito sobre o ritmo imposto pelo Aparecida e o Vila Meã, mas também da competitividade de todo o campeonato.
Allisson Silva bisou para o Aparecida, depois de Rodrigues ter inaugurado o marcador a terminar a primeira parte, garantindo assim mais uma vitória confortável para os homens do mister José Oliveira naquele que foi o “jogo da jornada” (com transmissão em direto no Youtube da AF Porto).
O Vila Meã foi a Oliveira do Douro e venceu. Os visitados ainda estiveram na frente do marcador, com um golo de Filipe Mota, mas Diogo Martins empatou, antes do intervalo. Na segunda parte, João Rafael colocou o Vila Meã a vencer e garantiu os três pontos para os “Leões da Vila”.
Ao vencer em Ermesinde por 1-0, o Leixões B, aproveitou para solidificar a posição a meio da tabela – é agora dono do sétimo lugar a quatro pontos do Nogueirense (terceiro).
O Lixa, que mudou de treinador recentemente, e se reforçou já nesta fase da temporada, acabou por surpreender o Nogueirense, impondo-se por 3-1. Um resultado que permitiu aos lixenses sair dos lugares de descida.
Outra vitória importante foi a do Aliança de Gandra, que venceu em Gaia o Valadares por 2-0. Para o emblema de Paredes, o jogo marcou o regresso às vitórias, depois de cinco derrotas e dois empates. Com os três pontos conquistados, o Aliança evitou também a queda nos lugares de despromoção, onde se mantém o Valadares.
Na Foz do Sousa, o Sousense recebeu e venceu o Vila FC (3-1) e mantém-se na luta pela manutenção. O Rio Tinto foi a Vila Caiz protagonizar um jogo muito interessante, com um empate a dois golos. Os visitantes abriram o marcador por Portela (26’), mas Marques (33’) repôs a igualdade para o Vila Caiz. Rafael Sousa voltou a colocar o Rio Tinto em vantagem, mas Miguel Pinto fez o segundo para os da casa e estabeleceu o resultado final.
Nesta ronda, destaque ainda para os seis golos do FC Vilarinho-São Martinho, que terminou com um empate 3-3, num dérbi que nos deu imagens bonitas de bancadas cheias.