- Dezenas de personalidades estiveram esta tarde na Prelada (Porto) para a inauguração da primeira fase do Centro de Formação da Associação de Futebol do Porto. Um ano e sete meses depois do lançamento da primeira pedra da construção, o sonho está agora a ser concretizado, com o abertura do primeiro campo com relvado sintético, que ficou com o nome de "Campo Diogo Jota", e que será a casa das nossas seleções, árbitros, treinadores, mas também do Walking Football, do desporto adaptado e de milhares de crianças que fazem parte do ABC da Bola.
O espaço terá ainda uma vertente pedagógica, cobrindo todas as atividades no âmbito da AF Porto.
"Hoje, o impossível ficou mais pequeno. Inauguramos um sonho coletivo que será vivido por milhares de jovens ao longo das próximas gerações. Aqui não começa apenas um Centro de Formação, começa uma história pronta para ser escrita. O nosso comprimisso é claro: honrar o passado de 113 anos, servir o presente e preparar o futuro", declarou José Manuel Neves, Presidente da AFPorto.
A totalidade do projeto contempla dois campos de futebol de relva sintética, um campo de futebol de relva natural a que se junta um segmento específico de treino de guarda-redes, também em relva natural. Implementado numa área de 17 hectares do histórico parque da Prelada, fará também parte do Centro de Formação um edifício de apoio com 2800 metros quadrados com balneários, clínicas e infraestruturas de acolhimento de outro tipo de atividades e eventos. O prazo de conclusão da obra está estimada para meados de 2027.
Personalidades como Margarida Balseiro Lopes, Ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Pedro Dias, Secretário de Estado do Desporto, Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, António Tavares, provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto, Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Reinaldo Teixeira, Presidente da Liga Portugal, André Villas-Boas, Presidente do FC Porto, Dom Manuel Linda, Bispo do Porto, autarcas do distrito do Porto, e representantes dos clubes filiados juntaram neste dia especial para prestigiar este grande momento.
Margarida Balseiro Lopes , Ministra da Cultura, Juventude e Desporto
"Para a AF Porto, mas também para a vida desportiva da região e naturalmente do país, este é um passo que nos recorda a importância central do desporto, não apenas como uma prática competitiva, mas como dimensão essencial da vida em comunidade. Para muitos jovens é o primeiro espaço onde aprendem a trabalhar em equipa, a ter valores como a disciplina, a solidariedade, o respeito dos outros. É neste contexto que investimentos como este ganham sentido, ganham propósito, representa um investimento em oportunidades. Para que mais jovens possam praticar desporto com melhores condições, para que técnicos, árbitos, treinadores possam desenvolver o seu trabalho e para que o desporto se torne cada vez mais inclusivo e mais acessível."
Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto
"Este momento representa a conclusão da primeira fase de um ambicioso e estratégico projeto da Associação de Futebol do Porto. É um projeto que irá seguramente transformar a formação e a prática desportiva na nossa cidade e não apenas na nossa cidade, também no nosso distrito. Significa, sobretudo, o avanço sustentado de um projeto de grande relevância para o desporto, o bem-estar e também a qualidade urbana da cidade, com a promoção de modos de vida saudáveis, pela sua qualidade e funcionalidade, são um espaço privilegiado para os jovens e evolverem capacidades técnicas, motoras e também performativas."
Pedro Proença, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
"Todos aqui sabemos da importância da capacidade de sonhar. Todos nós sabemos o que representa este passo, um passo de concretização de um projeto essencial para o desenvolvimento do talento que afirma o futebol português no mundo. Queria dizer também com humildade, esta academia que tanto investiu (José Manuel Neves), que tanto tem da sua visão, deve orgulhá-lo porque representa um desígnio que partilhamos o desenvolvimento coeso de toda a comunidade unida pela paixão do futebol em todas as suas vertentes."
António Tavares, Provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto
"Todos nós sabemos a importância que é para os mais jovens este espaço, para a formação. Este espaço sempre foi um espaço da cidade do Porto, embora na posse da Santa Casa da Misericórdia há mais de 100 anos. Foi uma quinta barroca, uma quinta classificada, protegida, feita por esse grande arquitecto Porto chamado Nicolau Nasoni. Felizmente conseguimos este sonho! Quer a Câmara Municipal do Porto, quer a Federação Portuguesa de Futebol, associaram-se à AF Porto e ajudaram a construir este sonho. Um sonho que vai continuar, neste lugar envolvente, que vai ser o resultado da requalificação de todo este espaço."
ANEXOS
Fotos evento
Discurso do Presidente José Manuel Neves