O Sousense continua a viver um excelente momento (seis vitórias e um empate), desta vez, a derrotar o Boavista FC - SAD por 3-1, a formação da Foz do Sousa continua a mostrar que a liderança na Hyundai Liga Pro está longe de ser um acaso. Aliás, a 7ª jornada foi bastante vantajosa para a equipa do concelho de Gondomar, que aproveitou para meter pressão nos seus perseguidores. O Nogueirense jogou na Taça de Portugal com o SC Covilhã e terá de acertar calendário com o SC Coimbrões na quarta-feira, entretanto, ficou a quatro pontos dos líderes. Mais atrás, o Aliança de Gandra empatou com o Maia Lidador (1-1) e o Aliados de Lordelo perdeu em casa do FC Foz por 3-1, pelo que seguem a seis pontos do Sousense.
Uma vez mais, a equipa treinada por Sérgio Martins não deixou os seus créditos goleadores por “pés alheios” e ao marcar três golos ao Boavista SAD mantém-se como melhor ataque do campeonato com 16 golos. Alex, avançado do Sousense, segue na liderança repartida dos melhores goleadores da prova com Jardel (SC Rio Tinto) ambos com cinco golos apontados.
Para Alex, para além das duas assistências que fez neste jogo com os axadrezados, este foi também o terceiro golo consecutivo em outros tantos jogos, enquanto Jardel saiu do duelo com o Avintes como a figura do jogo ao bisar, catapultando o SC Rio Tinto para os lugares da frente do campeonato. Mas por falar em goleadores, a vitória do FC Foz sobre o Aliados de Lordelo teve em Matheus o grande obreiro dos três pontos conquistados, já que o avançado saltou do banco para bisar e garantir a terceira vitória do campeonato aos fozeiros, num encontro transmitido pelo canal de YouTube da Associação de Futebol do Porto.
A 7ª jornada do campeonato tem tudo para terminar como a mais produtiva em termos ofensivos, já que rendeu 24 golos e ainda faltam somar dois jogos (Lousada-Vila Caiz e SC Coimbrões-Nogueirense) que não se disputaram por causa do envolvimento dos amarantinos e dos maiatos na Taça de Portugal. Recorde-se que para já, a 6ª jornada foi a que rendeu mais golos, com 26 marcados, pelo que bastará fazer apenas mais três para estabelecer um novo máximo de golos apontados numa ronda.
Uma parte substancial da produtividade ofensiva desta jornada deve-se ao Ermesinde-Canidelo, que terminou com uma goleada 5-2 e conduziu já ao despedimento do treinador da equipa de Vila Nova de Gaia, que sofreu três derrotas e um empate nas quatro últimas rondas e ainda só venceu o FC Pedras Rubras esta época. Já o Ermesinde regressou às vitórias depois de duas derrotas e um empate nos últimos encontros.
O Gondomar SC empatou em casa com o FC Pedras Rubras (1-1) e segue no meio da tabela, enquanto o Lixa foi vencer fora o FC Vilarinho (2-1), que somou assim a terceira vitória da formação felgueirense nesta Hyundai Liga Pro.
