10 de agosto de 1912: O dia 1


No dia em que a Associação de Futebol do Porto celebra o seu 109.º aniversário, recuamos ao exato momento da génese do organismo, recuperando o dia em que foi escrita a primeira ata da Associação de Futebol do Porto, que data do dia 10 de agosto de 1912.

Este documento dá continuidade ao que havia ficado acordado na ata da instalação da AF Porto, do dia 3 de agosto, após uma reunião dos quatro fundadores (na foto) na secretaria do Futebol Clube o Porto, onde haveria de funcionar mais tarde a primeira sede social da AF Porto. Foi nesse encontro que ficaram claras as vantagens da criação de uma federação que agregasse todos os clubes e que trabalhasse em prol do desenvolvimento do jogo de futebol no norte de Portugal: assim "nasceu" a Associação de Futebol do Porto.

 

Assim, aos 10 de agosto de 1912 reuniram na secretaria do Futebol Clube do Porto, à Rua Antero de Quental, os senhores Hernâni Soares da Rocha e Guilherme Rodrigues Costa; Joaquim Pereira da Silva e João António Gonçalves da Cal, respetivamente representantes do Leixões Sport Club e do Futebol Clube do Porto, a fim de prosseguirem os trabalhos encetados na sessão anterior para a fundação, nesta cidade, de uma Associação de Futebol.

Foram lidas as cópias dos ofícios enviados ao Oporto Cricket Club e ao Boavista Futebol Clube, insistindo para que se fizessem representar em futuras reuniões, conforme com o que fora resolvido sessão anterior. Foi resolvido abrir desde já a inscrição para clubes e sócios que desejem filiar-se na Associação. Foram considerados como filiados desde logo os clubes que mandaram a esta reunião os seus delegados: Leixões Sport Club e Futebol Clube do Porto. Foram recebidas as inscrições dos senhores Eduardo Coquet, Camilo Moniz de Matos e António Manuel Rodrigues.