173 alunos festejaram chegada do ABC da Bola a Felgueiras


O concelho de Felgueiras recebeu o programa ABC da Bola na tarde desta quarta-feira (22), com a Escola EB Nº1 de Felgueiras a servir de base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa.

Sem o presidente José Neves presente, por motivos de saúde, no ato simbólico da assinatura, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Vice-Presidente Domingos Santos a liderar a "comitiva", Joel Costa, Vereador do Desporto da CM Felgueiras, José Campos, Presidente da Assembleia Municipal e de António Sousa, Diretor do Agrupamento de Escolas.

O embaixador da AF Porto, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, esteve uma vez mais presente nesta edição e que fez as delícias dos mais novos com uma pequena conversa sobre a importância da prática desportiva, fotografias e muitos autógrafos.

 

Presentes estiveram também os representantes do FC Lixa, UD Torrados e ACR Sendim, clubes do concelho de Felgueiras.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

Joel Costa (Vereador do Desporto da CM Felgueiras)
"Dizemos que para nós, município, a aposta no desporto tem estado em crescimento e os clubes são um exemplo disso. Temos feito um esforço muito grande no apoio ao futebol e ao futsal. Somos realmente um parceiro muito forte da Associação de Futebol do Porto, temos uma relação de muita proximidade. O ABC da Bola, pode ser uma mais-valia para a democratização do desporto, do futebol e do futsal nas nossas crianças. Nós sabemos que há sempre a possibilidade de eles praticarem quer o futebol quer o futsal nos nossos clubes, mas sabemos que o podemos fazer gratuitamente na escola e com os seus colegas. Tenho a certeza de que tendo estas horas no currículo escolar podemos criar aqui a possibilidade das meninas poderem praticar este desporto.

António Sousa (Diretor do Agrupamento de Escolas D. Manuel de Faria e Sousa)
"O Agrupamento tem muito gosto em acolher projetos que contribuam para o crescimento e desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Nada melhor do que fazer um protocolo com quem tem uma longa experiência neste campo da atividade física. A AF Porto tem dado provas e tem demonstrado querer estar presente nos concelhos para colaborar nestas atividades. Obrigada por nos escolherem a nós, acho que merecemos, e estamos abertos a todos os projetos."

Helton (Embaixador do ABC da AF Porto)
"É um prazer participar neste projeto, e ter sido escolhido para representar um projeto que para mim sempre fez sentido, que não somente pelo futebol ou o futsal, mas também pela educação, ter a escola e o futebol aliados ainda melhor fica. Tenho de agradecer a humildade do Sr. Coordenador porque não somente pensou neste Agrupamento, mas pensou em alargar esse projeto."