“O Marco 09 tem 25% de hipóteses!”


O Marco 09 garantiu o apuramento para a fase de apuramento de campeão da Divisão de Elite ao vencer em Lousada por 1-0, tornando-se inclusive na primeira equipa da mais alta divisão de futebol da AF Porto a conseguir alcançar a meta, quando faltam disputar cinco jornadas para encerrar a prova. Mas Bock, treinador dos marcoenses, explica que este campeonato está longe de ser um passeio. “Temos tido um campeonato muito competitivo. Muita gente tem a ideia que foi fácil para o Marco 09, mas quem pensar isso está enganado. Toda a gente sabe que este é o campeonato distrital mais difícil do país”, comentou.

Decisivo para o treinador foi o arranque da temporada. “O facto de termos começado com sete vitórias consecutivas ajudou. Nas últimas dez jornadas fizemos mais 28 pontos. Uma equipa que ganhe semanas seguidas vai aproveitar as derrotas dos outros, principalmente dos adversários diretos, foi isso que aconteceu”, acrescentou ainda, explicando que “quando perdemos pontos foi contra adversários que estavam mais abaixo. Depois beneficiamos das derrotas que foram tendo os nossos adversários diretos, como o Aliados, Gandra, Freamunde e Sousense. Mas essencial foi termos vencidos nossos jogos”.

Em relação à fase final, Bock lembrou que ainda é cedo para projetar seja o que for, mas que olhando para as equipas que lutam nos lugares de apuramento, vai ser uma fase final competitiva. “O Marco terá 25 por cento de hipóteses de subir ao Campeonato de Portugal. As outras equipas vão ter outros 25 por cento cada uma.  Olhando para as equipas da Série 1 que estão, neste momento, nos lugares de apuramento, lembro que o Oliveira do Douro é das poucas equipas em Portugal que permanece sem derrotas nesta altura. Temos o Coimbrões também, são duas equipas da minha terra e sei como são ao nível da massa associativa, que puxa pelos seus clubes até ao fim. São equipas com mística, experientes, que apostaram muito para subir. Depois temos o Aliados, que tem mostrado ser uma equipa fortíssima e experiente. Vão ser seis jogos para os quais teremos de estar preparados”, insistiu Bock.

 

O que o treinador do Marco não admite é qualquer tipo de excesso de confiança. “Não se pode ter excesso de confiança. Não somos mais do que ninguém, não vou permitir isso, porque toda a gente sabe que não há jogos fáceis. Ainda no domingo, o Aliados perdeu em casa com o Valonguense, sofreu quatro golos. O Sobrado veio empatar ao Marco há 15 dias. Não existem jogos fáceis, certamente que algumas equipas ficaram de fora por pensar assim, mas no futebol atual não se pode ir por aí”, avisou.

Com cinco jornadas por disputar, antes de jogar o apuramento, Bock prometeu não facilitar: “Se os meus jogadores não trabalharem não vão jogar. Sábado temos o FC Vilarinho e vamos jogar para ganhar. Depois, comigo a treinador do Marco, a verdade desportiva nunca será desvirtuada. Nunca farei nada para prejudicar seja quem for, temos de respeitar os adversários”, garantiu. “Vamos gerir o esforço de alguns, mas preservando o ritmo de jogo para a fase final, porque ainda vamos jogar contra equipas que lutam para não descer de divisão”, explicou.