23 jogos depois, os campeões voltaram a perder


O Gondomar SC B, atual campeão da Divisão de Elite, sofreu a primeira derrota da temporada, este domingo, na receção ao FC Foz (1-3) e viu quebrada uma série de 23 jogos consecutivos sem provar o sabor amargo da derrota. Aliás, os gondomarenses não perdiam desde 9 de maio de 2021, numa deslocação ao Nogueirense, que se saldou por uma derrota por 2-1.

Mas se fizermos as contas só aos jogos em casa, o Gondomar SC B não cedia os três pontos perante os seus adeptos há mais de um ano, desde a derrota com o Padroense (1-2), a 21 de novembro de 2020, na temporada passada (20/21), ou seja, esteve 14 jogos consecutivos sem perder em casa (6V 8E). Esta verdadeira “fortaleza” que Rúben Carvalho conseguiu construir em casa explica até parte da conquista do título da época passada.

Mas a regularidade da equipa é evidente não só pelo facto de perder poucas vezes, como pela consistência defensiva que as suas equipas têm mostrado em campo. Ao perder em casa, no domingo com o FC Foz por 1-3, o Gondomar SC B também não cedia uma derrota em casa por uma diferença de dois golos desde a derrota com o Oliveira do Douro (0-2), a 12 de janeiro de 2020. Aliás, o Gondomar SC B também não sofria três golos em casa desde a derrota contra o Rebordosa (2-3), a 30 de setembro de 2018, na temporada 2018.

A derrota com o FC Foz levou a equipa B do Gondomar SC a perder a liderança da Série 2, do Campeonato Distrital Divisão de Elite Pro-Nacional, competição liderada agora pelos fozeiros, restando três jornadas da fase de apuramento de campeão para tentar recuperar a liderança, ou gerir a distância para o SC Rio Tinto (a quatro pontos), que defronta já no domingo. Em caso de vitória em Rio Tinto, os gondomarenses garantem, pelo menos o segundo lugar.