De vitória em vitória


O Modicus está a viver um momento do qual se pode orgulhar no escalão Sub-15 da Divisão de Elite de Futsal. A talentosa equipa soma 18 vitórias em 18 partidas disputadas (juntando o campeonato e a fase de apuramento de campeão) e nós fomos tentar saber mais sobre os obreiros deste feito.

Um dos responsáveis por este momento do emblema de Sandim é o mister Joaquim Gouveia, que expõe um pouco da mentalidade que passa ao seu plantel. “Os jogadores sabem a realidade da situação, mas continuam a pensar jogo a jogo. Continuam a achar que cada adversário é complicado e respeitando cada um. Sabemos que temos qualidade, mas acima de tudo, respeitando o adversário.”

O treinador também ressaltou que o objetivo é ser campeão somente com vitórias, ao menos nesta fase. Contudo, afirma que a união do grupo é uma grande chave do sucesso da equipa. “A união do grupo é o segredo. Havendo união, nada afeta. Claro que há qualidade, há uma boa equipa técnica, boa equipa diretiva, jogadores, pais. É uma simbiose perfeita.”

O próprio timoneiro reconheceu que está a fazer um trabalho diferente nesta época. Em números, são 91 golos marcados e apenas 23 sofridos pelo Modicus. “Está a ser uma novidade para mim. Já sou treinador há muitos anos e é o primeiro ano que estou em um escalão tão jovem, mas isto está a ser muito enriquecedor. Estou-me a surpreender a mim próprio. São bons miúdos, educados e querem aprender. A partir disto, há sempre margem de progressão. Todos os dias aprendemos um pouco, eles connosco e nós com eles. Há uma ligação também muito forte com os pais. Somos todos uma família.”

Um dos símbolos desta equipa é o pivô Jotinha, que confirma tamanha a união do plantel. “A equipa é muito unida e sabe lidar muito bem nos momentos maus e bons.”

Jotinha também ressaltou que a gestão feita pelo mister nos treinos e nos jogos é igual com todos os outros jogadores. “Ele consegue dar um bom treino para chegar e fazermos um ótimo jogo. E comigo, a forma como ele fala pra mim é a mesma que fala para os outros. Na equipa não há ninguém melhor que ninguém. Ele motiva as pessoas a irem ganhando confiança.”

 

BRINCADEIRAS SÉRIAS

 

Restando apenas três embates nesta fase do apuramento de campeão, Joaquim Gouveia fez questão de exaltar a parceria que tem com os seus jogadores dentro e fora das quatro linhas. “Além de ser treinador, sou amigo de todos ali. Não há uma parte autoritária. Claro que temos disciplina e respeito, mas há brincadeiras e há trabalho. Há um pouco de tudo.”

Por fim, Jotinha também frisou a importância de praticar desporto nesta idade. “É bom para as pessoas se manterem saudáveis e também para deixar um pouco de lado a pressão que temos na escola. É um momento que estamos fora do ambiente de estudo e que podemos fazer algo que gostamos muito”, concluiu.