A crónica de um dia repleto de futsal


A AF Braga venceu o V Torneio Sub17 de futsal masculino Cidade do Porto ao derrotar a AF Porto na final por 2-3.  A caminhada até à final começou com uma goleada à AF Viana (18-0), num jogo de sentido único, frente a um adversário num patamar menos evoluído, com jogadores mais novos, alguns a competir a este nível pela primeira vez. A AF Porto teve de afastar a AF Bragança (10-0), num jogo mais disputado, mas no qual a superioridade dos verdes e brancos não sofreu contestação. Pedro Azevedo, selecionador da AF Porto, aproveitou para rodar jogadores e dar-lhes ritmo a contar com o duelo que se adivinhava com a AF Braga.

Crónica da final

Equilibrada, como se previa, foi assim a final do V Torneio de futsal, sub17 masculino, Cidade do Porto, entre as seleções da AF Porto e da AF Braga. Os visitantes entraram bem no jogo, obrigando a equipa da casa a fechar-se nos minutos iniciais, mas com o andar do cronómetro, os verdes e brancos, do Porto, foram equilibrando o jogo, pecando apenas no último terço, no controlo de bola, ou no derradeiro passe, no assalto à baliza bracarense, cuja defesa, diga-se a verdade, também se mostrou muito coesa. Com as duas equipas encaixadas, os golos demoraram a aparecer, mas foi Pedro Pineu que inaugurou o marcador, aproveitando uma bola que Artur Rêgo não conseguiu segurar, depois de um primeiro remate. A equipa do Porto mal tinha festejado a vantagem, quando o Braga empatou. Rodrigo Pereira marcou quase na jogada seguinte, num lance de insistência. Até ao intervalo, o marcador não voltou a mexer.

A segunda parte começou como a primeira, com o Braga a tomar a iniciativa de jogo e o Porto a arriscar menos para segurar o ímpeto inicial do adversário. Mas a entrada mais agressiva dos bracarenses havia de dar frutos e Rúben Barbosa, bem infiltrado na área, acabou por desviar a bola para o segundo golo, colocando o Braga em vantagem. Pouco depois, Pedro Soares ainda falhou o terceiro, perante Diogo Silva, que interveio com um desvio providencial. O Porto ainda tentou o empate de livre (41’), à entrada da área, mas a defesa bracarense não abriu brecha. Em desvantagem, os verdes e brancos começaram a arriscar mais e o Braga passou a explorar mais o erro para tentar apanhar o adversário desprevenido e Digo Silva brilhou num par de oportunidades. Na reta final do encontro, o Porto subiu linhas e aumentou a pressão na tentativa de chegar, pelo menos, ao empate e o Braga já só atacava pela certa, tentando não se expor. Gonçalo Costa voltou a ter uma oportunidade de livre (56’), mas o defesa bracarense respondeu à altura. Em cima do final da partida, Pedro Pineu ainda acertou no poste, com um remate cruzado, mas foi Leonardo Pinho que acabaria por empatar o jogo, num lance em que o guarda-redes Diogo Barbosa não está isento de responsabilidades. Mas na jogada imediata, em velocidade, o Braga ainda foi a tempo de fazer o terceiro e vencer o torneio, graças a um golo de Rodrigo Pereira.

 

AF PORTO           2

AF BRAGA           3

Local: Pavilhão da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo

Árbitros: Gustavo Pereira, Luís Santos, António Oliveira e Pedro Oliveira (AF Porto)

Golos: 1-0 Pedro Pineu (25’), 1-1 Rodrigo Pereira (27’), 1-2 Rúben Barbosa (34’), 2-2 Leonardo Pinho (59’), 2-3 Rodrigo Pereira (60’)

AF Porto: Luís Pontes, Miguel Ramos, Diogo Coelho, Pedro Pineu, Gonçalo Costa, Francisco Silva, João Rodrigues, João Seabra, Tiago Gomes, Lourenço Antão, Leonardo Pinho e Diogo Silva

Treinador: Pedro Azevedo

AF BRAGA: Artur Rêgo, Rodrigo Pereira, João Barbosa, Rui Teixeira, Tiago Sousa, Bernardo Pinheiro, Rúben Barbosa, Pedro Soares, Simão Leite, Joser Garcia, Tiago Pedrosa, Diogo Barbosa

Treinador: João Macedo

Resultado ao intervalo: 1-1

Disciplina: nada a assinalar