“Alertamos que teríamos de ter muita disponibilidade sem bola”


A AF Braga saiu vencedora da competição e Pedro Azevedo, selecionador sub17 da AF Porto, apontou ao facto da sua equipa não ter estado à altura a jogar sem bola, para explicar a forma como a final decorreu.

Análise ao jogo

“Antes de tudo, o dia foi importante pelo facto de todos termos sido testados e de estarmos todos negativos ao Covid. Depois, este torneio foi uma excelente experiência. Alertamos os jogadores que para jogar com este tipo de equipas como a do Braga teríamos de ter uma disponibilidade sem bola a um nível muito mais alto do que conseguimos ter. Estivemos mal nos timings da pressão, que permitiram que o adversário nos conseguisse desequilibrar em determinadas situações. No entanto, tiramos ilações positivas para o torneio Interassociações que aí vem, com jogos deste calibre pela frente. Vimo-nos impedidos de utilizar um dos elementos nos dois jogos, por causa de uma lesão sofrida no jogo da manhã, pelo que sentimos algum défice físico”, lembrou, mas sem pôr em causa a justiça do resultado. O Braga mostrou mais maturidade e capacidade para gerir melhor os diferentes momentos do jogo. “Sim, sem dúvida, não soubemos controlar os timings de pressão e com bola fomos precipitados em alguns momentos. Na finalização tivemos algumas situações claras, mas em que nitidamente nos faltou intensidade para finalizar."

Justiça no resultado

"A equipa do Braga é um justo vencedor, conseguiu ser mais equilibrada, tanto com bola, como sem ela, e embora não tenha criado tantas ocasiões como nós, quando as criou foi mais prática e agressiva e isso é mérito. Sem bola foi mais equilibrada e agressiva, no bom sentido”, explicou ainda. A perder, a equipa do Porto teve de arriscar mais. “Quando pedimos um minuto, a perder por 1-2, assumimos claramente uma defesa individual, sem coberturas, com responsabilidade individual para tentarmos chegar ao empate. Conseguimos, mas depois o Braga faz o golo no último lance do golo. Costumo dizer que a sorte dá trabalho e mais uma vez tiveram mérito, num lance de excelente execução do pivot do Braga, pelo que temos de dar-lhes mérito, porque estiveram muito bem”, rematou Pedro Azevedo."