A taça ficou em casa


A seleção de Sub-17 da Associação de Futebol do Porto foi a grande vencedora da edição de 2023 do Torneio Doutor Fernando Sardoeira Pinto, que, como habitualmente se realizou no Complexo Municipal da Póvoa de Varzim na semana que antecede a Páscoa.

 

 

Depois de um triunfo por 4-0 sobre a equipa de Bragança, a seleção do Porto marcou encontro com a congénere de Viana do Castelo no jogo decisivo da prova, após ter ultrapassado a equipa de Braga no desempate por grandes penalidades (1-1). O jogo decisivo contou com transmissão em direto na página oficial de Youtube da Associação de Futebol do Porto.

A final nem começou da melhor forma para a equipa da casa, que viu a formação de Viana inaugurar o marcador na passagem do minuto 10. Rui Lavarinhas abriu um marcador de uma primeira parte emocionante que viu a reação da seleção do Porto materializar-se em apenas 7 minutos. Aos 19 Rafael Pinheiro fez a igualdade, Ivo Barbosa adiantou a AF Porto e aos 26 Diogo Soares alargou para 3-1 o marcador. No entanto, Viana acabaria por reduzir diferenças ao intervalo, com novo golo de Rui Lavarinhas. 3-2 era o resultado ao intervalo.

A etapa complementar foi jogada mais longe das balizas e resultou em "apenas" dois golos, ambos na baliza de Viana do Castelo. Aos 49 minutos Tomé Eusébio fez o 5-2 e Francisco Pinto encerrou o marcador quando estavam decorridos 69 minutos.

No jogo que decidiu o terceiro e quarto classificados, a equipa de Braga acabou por levar a melhor sobre a formação de Bragança, vencendo o jogo por 2-1.