AF Porto entra a ganhar no Interassociações


Superioridade inquestionável da seleção da Associação de Futebol do Porto, no jogo de abertura do Torneio Inter-associações de Futebol Feminino, sub-16, cuja exibição só ficou a dever mais golos.

A seleção da AF Porto entrou com o pé no acelerador na abertura do Torneio Inter-associações de futebol feminino, com Marta Rodrigues a abrir o marcador, na sequência de um canto, na primeira oportunidade criado pela equipa do Porto. A jogar num esquema mais atrevido do que a seleção da AF Viana de Castelo, a equipa de Liliano Dinis tomou conta do jogo, explorando a largura do campo, com lances desenvolvidos por dentro e por fora, que dificultaram a vida ao adversário, que pouco mais conseguiu do que baixar o bloco e defender.

A seleção da AF Porto soube controlar os espaços e mostrou concentração na cobertura, surgindo mais agressivas na bola, do que o adversário. Aos 15 minutos, Lara Gabriel, aproveitou um livre para cabecear à trave da baliza defendida por Ana Vieira. A seleção de Viana ainda conseguiu sacudir a pressão a partir do meio da primeira parte, mas sem criar oportunidades junto da baliza contrária. À seleção da AF Porto só faltaram mesmo os golos para materializar a superioridade demonstrada até ali.

Na segunda parte, a toada do jogo não se alterou, a seleção do Porto instalou-se no meio-campo adversário e ensaiou vários remates, faltando apenas acertar com a baliza. O segundo golo surgiu, contudo, numa jogada de insistência de Rita Melo, pela esquerda do ataque, que serviu Maria Rêgo, que só teve de emendar para dentro da baliza. Maria Rodrigues (52’) voltou a criar um lance de muito perigo com um cabeceamento que saiu ao lado. Pouco depois, foi Verónica Khudyakova, que tentou a sua sorte, levando a bola a rasar o poste (56’). Já em cima do minuto 60, valeu uma defesa de Viana, para tirar um remate em cima da linha de golo, que teria dado um terceiro golo merecido à seleção do Porto.

 

LILIANA DINIS (Selecionadora da AF Porto)

“Só pecamos na finalização”

Satisfeita com a vitória, Liliana Dinis, selecionadora da equipa da AF Porto, prometeu uma equipa mais forte para domingo, contra a equipa da Associação de Bragança. “Foi um bom jogo da nossa parte, pecamos na finalização, mas tivemos muita paciência com bola, perante um adversário que se defendeu bem. Criámos muitas oportunidades, os golos não surgiram, mas foi um jogo bastante positivo”, analisou. Frente a uma equipa de Viana do Castelo, que nunca incomodou a defesa do Porto, Liliana Dinis sublinhou a forma como o coletivo se soube organizar em campo: “Temos vindo a trabalhar a posse de bola, temos qualidade para isso e gostamos de jogar tanto por dentro como por fora. Estamos a crescer enquanto equipa e acredito que domingo possamos estar melhor ainda”. De cabeça, a seleção da AF Porto esteve à beira do golo em mais do que uma oportunidade. “Fisicamente fomos mais fortes a disputar a bola de cabeça, talvez só tenham tido algum receio”, comentou, antes de destacar um aspeto que ajudou a fazer a diferença ao longo do jogo: “Soubemos pressionar alto, mas é assim que sabemos jogar, porque temos qualidade para isso”.

 

AF PORTO- 2

AF VIANA DO CASTELO-  0

Golos: Marta Rodrigues (3’); Maria Rêgo (42’)

Estádio: Manoel Marques Gomes

Árbitro: Vera Esteves e Gonçalo Cancela

AF PORTO: Ana Alves; Luana Santos, Rita Melo, Marta Rodrigues, Catarina Pinto, Maria Rego; Maria Cruz, Rita Rocha e Verónica Khudyakova

Treinadora: Liliana Dinis

Suplentes: Inês Agra, Erica Fernandes, Iara Ribeiro, Rita Oliveira, Lara Gabriel e Rita Martins

 

AF VIANA DO CASTELO: Ana Vieira; Matilde Rocha, Eliana Caldas, Mariana Brito; Leonor Lucas, Matilde Pereira, Patrícia Morais; Rita Esteves, Luísa Borges.

Treinador: Paulo Fernandes

Suplentes: Daniela Vieytes; Gabriela Cunha, Rita Castro, Eduarda Gonçalves, Gabriela Rodrigues e Bruna Arezes.

 

Disciplina: nada a assinalar.