“Há muito ambicionava uma temporada como esta”


O brasileiro Gildo, avançado do Marco 09, lidera atualmente a lista dos melhores marcadores da Divisão de Elite com 16 golos apontados, quando falta disputar uma jornada para encerrar a primeira fase da competição. O objetivo traçado pelo próprio no arranque da temporada era alcançar a meta dos 20 golos, mas a temporada tem corrido tão bem que a ambição já aponta para… outros tantos. “É a minha melhor temporada em Portugal e está a coincidir com a melhor fase da minha vida. Acredito que uma coisa ajuda a outra. Mas sempre fui muito bem acolhido por todos aqui no Marco, pela direção, jogadores, equipa técnica e pelos adeptos. Além disso, o treinador Pedro Vilaça tem-me ajudado muito e está a dar tudo certo”, explicou o “artilheiro”.

Um olhar mais atento aos números de Gildo percebe rapidamente o peso que o brasileiro tem tido na equipa, especialmente em termos ofensivos. Dos 41 golos do Marco 09, Gildo é dono de 16, ou seja, 39 por cento, mais de um terço, portanto. “Já há muito ambicionava uma temporada como esta. Foi para isso que vim do Brasil. Mas se o grupo de trabalho não fosse tão bom, não ia conseguir marcar estes golos todos, portanto eles também têm uma parte muito importante nos golos e no meu rendimento”, comentou, partilhando o sucesso com o plantel todo.

Em termos pontuais, os golos de Gildo têm tido um peso, igualmente, decisivo, porque nove dos seus 16 golos renderam 18 pontos à equipa, num percurso em que já três "bis" e já fez dois hat-tricks. “É fruto dos treinos da semana, trabalho para chegar aos jogos e estar bem. Na minha posição posso movimentar-me à-vontade para abrir espaços, ou aparecer para finalizar. O treinador pede-me para baixar, gosto de vir buscar a bola e tenho bons pés para isso. Não sendo um avançado fixo, apareço bem até fora da área. As minhas movimentações também arrastam, muitas vezes, os defesas adversários e abrem-se espaços para os meus companheiros finalizarem. É tudo trabalhado”, resumiu Gildo, em poucas palavras para explicar o sucesso que tem tido. “Mas fico feliz com isso, porque o meu primeiro pensamento é sempre ajudar a equipa a vencer. Os meus golos acabam por aparecer naturalmente, porque o meu foco é tentar marcar sempre e quando isso não acontece fico triste, cobro de mim próprio”, acrescentou.

Na segunda volta da Série 4 da Divisão de Elite, o Marco 09 ainda não sofreu qualquer derrota, o que levou a equipa a subir até ao terceiro posto, mas infelizmente, os três pontos que restam disputar já não serão suficientes para colmatar o fosso de sete pontos que os separa do Freamunde, segundo classificado. “Queríamos muito passar à fase de campeões, é uma desilusão não ver isso acontecer. Mas no início do campeonato tivemos algumas lesões importantes, alguns jogadores demoraram a chegar ao melhor nível físico e não fomos felizes em alguns jogos. Tudo isso contribuiu para que perdêssemos pontos no início da temporada e que agora nos fariam muito jeito”, explicou Gildo.

Mas o brasileiro não desarma quanto às metas que traçou: “Quero ser o artilheiro, quero chegar aos 20 golos. É o meu objetivo desde o início da temporada. Mas quem sabe se até ao final da temporada não faço mais (risos). As pessoas acham que é fácil marcar golos, mas é muito difícil. É preciso estar muito focado no jogo, porque aqui em Portugal defense-se muito, há mais contacto, mais pressão e isso obriga a pensar mais rápido. Tenho evoluído muito com isso, aprendi muito nestes quase dois anos de futebol em Portugal. Aqui não tenho a mesma liberdade em campo que tinha no Brasil, aqui é mais tático, mais coletivo, caso contrário não faria tantos golos, por isso digo que a ajuda dos meus companheiros tem sido essencial”.

Inevitável era tentar perceber, para além dos golos, onde é que Gildo sonha chegar e a resposta não se fez esperar. “Queria muito chegar à I Liga e jogar num grande, é um sonho de criança. Sei que tenho de trabalhar para chegar ao mais alto nível e espero fazer mais golos. Quantos mais marcar melhor, mais fácil será darem por mim e destacar-me”, apontou. Apaixonado por Portugal, Gildo confessou ainda que se torna difícil pensar em ir de férias para o Brasil. “Nas férias fico sempre a pensar se vou regressar, ou não, porque aqui andamos à-vontade, é muito mais seguro. Lá nunca sabemos o que pode acontecer quando saímos de casa. Mas a saudade aperta e acabo por ir ver a família, a minha mãe e os meus irmãos. Mas gosto muito de Portugal. Aqui só me foco no futebol e o Marco dá-me condições para isso. Quando apareceu a oportunidade de vir para cá nem pensei duas vezes. O presidente, Felipe Eduardo, é muito aberto, aconselha-me bem e dá-me todo o apoio, é uma pessoa que me dá muita atenção, é muito importante para mim e só espero poder retribuir com golos para dar alegrias a todos”, declarou Gildo, finalizando com golos uma conversa que também tinha começado com golos.