AF Porto lidera o ranking das associações com mais praticantes inscritos na FPF


O Leixões SC é o clube com mais jogadores de futebol federados em Portugal (612) e o segundo com mais praticantes da modalidade (masculinos e femininos), com um total de 729, apenas atrás do Benfica, que soma 741, segundo dados da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), num ranking de 250 clubes, em Portugal. Para chegar a estas contas, a FPF considerou os atletas masculinos e femininos federados no futebol e no futsal, aspetos que se revelaram decisivos para ordenar a quantidade de atletas praticantes por clube e por associação.

O emblema de Matosinhos é mesmo o que se destaca em termos de clubes filiados na Associação de Futebol do Porto, que coloca ainda o Padroense FC no Top 10 do ranking da FPF, com 474 atletas inscritos. Pelas contas da FPF, a AF Porto coloca dois clubes nos dez primeiros, isto porque o FC Porto apresenta 305 inscritos e a Dragon Force, escola de formação dos azuis e brancos, surge separada da casa mãe, com outras 222 inscrições. Mas isso não impede que a AF Porto seja a associação do país com mais atletas federados na FPF, à data, com um total de 32.724 praticantes. AF Lisboa (28.400) e a AF Braga (18.718) fecham o pódio.

Nesta tabela da FPF, o peso do futebol feminino surge bem explícito. Aliás, os últimos dados apontam mesmo para um crescimento de cerca de 34 por cento, o que comprova o grande potencial do futebol feminino nos próximos anos. Nos casos de Sporting, Valadares, Braga, Benfica e Famalicão o número de jogadoras inscritas também teve um peso significativo, com os leões a contarem 128 atletas, o emblema de Vila Nova de Gaia 122, Braga 104, Benfica 103 e Famalicão 98, isto só para citar os de maior peso. Não se estranha, por isso, que a dimensão da aposta também explique que estes sejam os clubes que mais se tenham destacado na modalidade, nos últimos anos.

No futsal masculino, Leões de Porto Salvo, Sporting, Benfica, GDE D.João I e AD Quinta do Conde surgem com 183, 118, 116, 112 e 101 atletas inscritos, respetivamente, e faz destes alguns dos clubes de maior peso na modalidade. Aqui também, a quantidade de praticantes confere aos respetivos emblemas uma vantagem substancial neste ranking da Federação Portuguesa de Futebol, em relação a clubes sem essa modalidade.

Decisivo neste processo inscrições na FPF também tem sido a certificação dos clubes, que aponta para que o número de candidatos continue a crescer. Entre 2020/21 e 2021/22, as candidaturas passaram de 745 para 1123 e mostram que os clubes continuam a progredir no sentido de se dotarem cada vez mais de melhores infraestruturas para atrair ainda mais jovens para o futebol e o futsal.

Em termos competitivos, o desenvolvimento e criação de vários campeonatos em diversos escalões masculinos, mas também femininos, tem-se revelado decisivo. A criação de campeonatos Sub-21 e Sub-23, nos últimos anos, também se tem revelado importante no sentido de dar continuidade à formação dos jogadores e de a “esticar” até à transição para o futebol profissional, e não só, revelando-se decisivos para fixar mais praticantes.