AF Porto ultrapassa barreira dos 40 mil atletas


Pela primeira vez na história a Associação de Associação de Futebol do Porto ultrapassou a marca dos 40 mil atletas inscritos, um registo que nunca antes foi alcançado por outra a Associação Distrital e Regional de Futebol a nível nacional. São atualmente 40129 os atletas inscritos na AF Porto.

A evolução do número de atletas tem sido constante, exceção feita ao ano 2020/2021, todo ele afetado pela pandemia de Covid-19 e que afetou sobretudo os escalões de formação. A época de 2020/2021 será por isso o período que teremos como ponto de partida para a análise elaborada nas seguintes linhas.

No momento em que as competições foram interrompidas, no dia 6 de março de 2020 (época 2019/2020), a Associação de Futebol do Porto registava 32940 atletas, número que, como já referido, desceu para os 24822 atletas filiados.

Após a pandemia, e com o surto controlado, a época de 2021/2022 registou um progressivo regresso à normalidade. E logo nesta época de "retoma" a Associação de Futebol do Porto conseguiu atingir uma marca que nunca tinha conseguido. Finalizou o ano desportivo com 35955 atletas inscritos, distribuídos por um também número de recorde de clubes: 302 no total.

Nesse mesmo ano, o número de atletas de futebol atingiu os 30161, enquanto os jogadores de futsal eram 5404.

Foi já na presente época que foi ultrapassada a barreira histórica dos 40 mil atletas, número que era um objetivo e uma ambição traçada para este mandato da atual Direção da Associação de Futebol do Porto.

“Este número reflete todo o trabalho que foi feito pela Associação de Futebol do Porto durante a época da pandemia estando, sempre que possível, ao lado dos seus filiados. Depois, reflete também o trabalho notável que os clubes filiados e todo o universo do nosso futebol e futsal fizeram para ultrapassar as maiores adversidades. Um número destes só se consegue com a Associação, clubes, municípios e demais entidades que nos acompanham a remar na mesma direção”, afirmou José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto.

Tendo por base a comparação com o ano anterior, este número representa um crescimento de 12,5% do total de inscritos. São valores que refletem um crescimento em toda a linha da AF Porto, impulsionado também pelo número recorde já anunciado de atletas femininas e por um crescimento similar (em %) de praticantes de futebol e futsal. Ambas as vertentes estão neste momento a crescer 12,5% face a 2022/2023.

Em números concretos, são atualmente 34032 os jogadores de futebol inscritos na AF Porto, enquanto no futsal contam-se 6097. Um crescimento bruto de 4174 atletas filiados face ao ano anterior.

A acompanhar os números crescentes de atletas, surge, naturalmente, o aumento do número de clubes filiados. São hoje 374 os emblemas que dão vida à Associação de Futebol do Porto, mais 72 do que o ano anterior.