Póvoa de Varzim já integra o ABC da Bola


O programa ABC da Bola chegou ao concelho da Póvoa de Varzim na tarde desta segunda-feira (24/04), com a Escola Básica de Beiriz a servir de base para a assinatura do 16º protocolo da iniciativa, desta vez entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas de Campo Aberto.

No ato simbólico da assinatura do protocolo, estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escola de Campo Aberto, João Grancho, pelo vereador da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Marco Barbosa e, claro, pelo embaixador da iniciativa, o antigo futebolista profissional Helton, histórico guardião do FC Porto, que interagiu com os mais novos com uma pequena conversa, fotografias e muitos autógrafos.

Presente estiveram também presentes os representantes de alguns dos clubes do concelho filiados na Associação de Futebol do Porto, entre os quais UD Beiriz, Varzim SC e Póvoa Futsal.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves (Presidente AF Porto)

"Hoje é o 16º protocolo que estamos a assinar. Faltam apenas dois para concluirmos essa primeira tarefa. E qual é essa tarefa? Visamos trazer às escolas o primeiro contato com a bola e com o desporto para os meninos e meninas. Como estou sempre a dizer, Portugal está na cauda da Europa em termos da prática da modalidade desportiva. Nós queremos trazer para essas crianças do primeiro ciclo, que tendencialmente são obesas, muito em função do que é a evolução tecnológica, nessa época digital... queremos que elas saltem, brinquem, que pratiquem desporto, que aprendam a jogam em equipa, que sejam menos individualistas e aprendam a conviver. O propósito da Associação de Futebol do Porto, que está em seu ADN, é fazê-las brincar, se divertir e a conviverem. E amanhã, se elas quiserem praticar futebol ou futsal, estão aqui os nossos clubes filiados, muito bem representados, para vos receber."

João Grancho (Diretor do Agrupamento de Escolas de Campo Aberto)

"Tenho de agradecer muito a oportunidade que a Associação de Futebol do Porto está a dar para a nossa escola. Nós queremos que, cada vez mais, o desporto seja praticado cada vez mais cedo pelas nossas crianças. Nós queremos que o desporto ganhe mais expressão. Nós queremos que sejam implementadas mais modalidades diferentes e que as condições para a prática desportiva em todas as escolas sejam para todos. E isso que está a acontecer aqui hoje, é um passo importante para começarmos a melhorar tudo isso. Todos que estão aqui (clubes, pais, e professores) fazem a diferença"

Marco Barbosa (Vereador da Juventude da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim)

"A mensagem principal é que hoje, é um dia feliz. Juntamos aqui uma direção escolar, a Associação de Futebol do Porto, o agrupamento escolar, os clubes, a câmara municipal todos em prol de um bem maior. Este projeto não visa que os jovens passem, de repente a serem atletas. Ele atua num nível muito mais profundo do que esse, que é permitir que os jovens tenham a oportunidade de experimentarem a prática desportiva, a brincar e a se divertir. A atividade física é fundamental para que as crianças tenham um percusso mais completo e no futuro, possam ter pessoas melhores nos seus munícipios e na sociedade. O CM estará disponível para ajudar sempre no que for necessário para desenvolver o futuro da próxima geração."