Aliança dá novo passo em frente na jornada em que a Série 1 voltou a trocar de líder


No jogo de maior cartaz da jornada 12 da Série 2 da Divisão de Elite de futebol, o Aliança de Gandra venceu em casa do Alpendorada por 0-1 e dilatou a vantagem para o seu concorrente direto, que segue agora sete pontos de uma liderança confortável da turma de Paredes. Em Gandra continua a morar a única equipa da série que ainda não provou o sabor da derrota em 12 jornadas, com 11 vitórias e apenas um empate. Martins foi o autor do único golo deste duelo do topo da tabela, golo esse que se revelou suficiente para garantir a nona vitória consecutiva dos comandados de Marcos Nunes.

Uma das equipas que soube aproveitar a derrota do Alpendorada foi o Ermesinde 1936, que deu seguimento à boa campanha, derrotando fora o Sobrado por 2-1. Com os três pontos somados, o emblema de Valongo soma a terceira vitória consecutiva e os mesmos 24 pontos que o FC Vilarinho, com quem divide o terceiro lugar do campeonato. O emblema de Santo Tirso empatou em São Lourenço do Douro (1-1), num jogo em que esteve em desvantagem no marcador por apenas quatro minutos.

O empate a um golo foi o resultado verificado em mais dois jogos nesta ronda, com o Lousada (5.º classificado) a empatar frente ao Vila Caiz (8.º) e o Barrosas (15.º) diante do Sousense (10.º).

Nesta jornada, destaque ainda para outra vitória de um emblema de Valongo: O Valonguense derrotou o Águias de Eiriz por 3-1 e continua a subir na tabela, graças a 11 pontos somados em 15 possíveis nas cinco últimas jornadas.

Mudanças houve também na parte inferior da tabela graças à segunda vitória consecutiva do Lixa, que remeteu o São Lourenço do Douro para a última posição da prova. A deslocação a Lordelo para o embate com o Aliados sorriu aos jogadores comandados por Rúben Moreira (1-0), que assim igualam os 9 pontos da formação de Paredes.

Na Série 1, num jogo com arbitragem “galega” a vitória do Leça contra o FC Pedras Rubras (3-0) devolveu a liderança aos leceiros, ao cabo da 12ª Jornada. Um triunfo importante para a formação de Filipe Mesquita, que ganhou contornos ainda mais saborosos após a confirmação do empate do Padroense (0-0), em casa, contra o SC Coimbrões, terceiro classificado, que segue agora a três pontos de distância. O Padroense continua sem derrotas no campeonato e vai ter um teste importante a essa invencibilidade em casa do Pedras Rubras (6.º classificado).

Em quarto segue o Maia Lidador, que perdeu no Candal por 2-0 e desperdiçou a oportunidade de chegar mais perto ao tio da frente. A um ponto dos maiatos surge agora o SC Rio Tinto, que regressou às vitórias contra o FC Infesta (3-1). Para a equipa de São Mamede, última classificada da Série, são agora dez as derrotas sofridas em 12 jornadas.

Na Maia, o Folgosa segurou a segunda vitória consecutiva na prova contra a equipa B do Gondomar SC (2-1), graças a um golo obtido em cima do minuto 90. Igor Gomes foi o “salvador”, assinando o golo que valeu três pontos e que mantêm o Folgosa bem no meio da tabela (8.º posto)

Na Foz contam-se agora sete jornadas consecutivas sem vencer, desta feita após um empate em casa dos Dragões Sandinenses (0-0). Os campeões da Taça AF Porto, 10.º classificados, seguraram ainda assim o ponto de vantagem para os perseguidores de Gaia.

Em Gaia, nos sempre quentes dérbis concelhios, foi a vez do Vila e Canidelo medirem forças, com vantagem para a formação que do Parque Soares dos Reis. 1-0 foi o resultado. Também em Gaia, mas sem golos, terminou o encontro em casa do Avintes, que recebeu a formação B do Varzim SC.