“Aproveitamos a pressão que havia do lado deles”


A vitória do FC Vilarinho em Lordelo por 2-1 foi uma das surpresas da jornada 20 da Série 2 do Campeonato Distrital Divisão de Elite Pro-nacional. Ainda que o treinador do emblema de Santo Tirso, Daniel Ferreira, insista que não, mesmo depois se terem apanhado a perder por 1-0 e terem sido obrigados a dar a volta ao resultado para levar os três pontos para casa. O certo é que o FC Vilarinho continua a jogar o papel de protagonista esta época, dando seguimento ao bom desempenho na temporada passada e da qual saíram com uma imagem muito positiva.

Ainda que muitas vezes a realidade se sobreponha às ambições, Daniel Ferreira é daqueles treinadores que não vê impossíveis e ainda que reconheça ser difícil ao clube poder apontar muito mais alto nesta altura, garante que a sua equipa tem qualidade para rivalizar com todos os emblemas do campeonato e de lhes fazer passar um mau bocado. O certo é que o FC Vilarinho fez o papel de “grão de areia na engrenagem” do Aliados de Lordelo e conseguiu arrancar três pontos que vieram ajudar a destacar aquilo que se tem feito para os lados de Santo Tirso.

Como olha para a vitória da sua equipa em Lordelo?

O Aliados é uma equipa muito experiente, que estava a jogar em casa e que tinha de ganhar para continuar nos primeiros lugares, mas o FC Vilarinho não desistiu, jogou sem pressão e mesmo a perder conseguiu dar a volta ao resultado. O grupo é muito unido, não foi surpresa para mim. Ganhar em casa do Aliados é excelente e, antes de começar, se me falassem num empate, claro que seria um bom resultado. Era difícil ganhar em Lordelo, mas para mim não é surpresa nenhuma.

A pressão estava do lado do Aliados?

Acredito que sim. Quem joga sob pressão tem tendência a falhar um passe, um golo, e as coisas começam a tremer um bocadinho. Aproveitamos essa pressão que havia do lado deles e conseguimos ganhar.

Disse que o FC Vilarinho podia estar mais acima, porque é que isso não acontece?

Para mim era mais fácil dizer que o FC Vilarinho joga pela manutenção, porque já tinha o campeonato feito. Mas acho que depois daquilo que se fez na época passada [disputou a fase de apuramento de campeão] a expectativa era grande. Pelo futebol que temos jogado, pela equipa que temos e por sermos já um clube da Elite mais sólido, temos de terminar, pelo menos, entre os seis primeiros da Série 2.

O clube tem estrutura em termos de plantel?

Temos um grupo equilibrado, subimos agora cinco jogadores dos Sub23. O clube é pequeno, mas feito de gente boa, com uma dimensão que não tem a ver com a de um Marco, Lousada, Gandra ou Freamunde. A nossa aposta tem sido em jogadores da formação e temos um grupo com qualidade para jogar em outros patamares.

Na próxima jornada defrontam o Vila Caíz…

O Vila Caíz ganhou a Taça da AF Porto na época passada, já é um clube da Elite, à imagem do FC Vilarinho, com uma boa estrutura, um grupo de jogadores forte e uma boa equipa. Na primeira volta perdemos 1-0 lá, com um golo sofrido nos descontos. Foi injustíssimo, porque era um daqueles jogos que devíamos ter ganho. Mas vai ser difícil, porque estão a cinco pontos do Aliados e ainda não atiraram a toalha ao chão. Vai ser um jogo muito parecido com o que fizemos contra o Aliados, porque a pressão estará do lado deles e nós vamos procurar tirar partido disso para ganhar.

A equipa melhorou em relação à primeira volta?

Na primeira volta tínhamos sete pontos, agora temos 10. Nesta segunda volta percebem-se equipas diferentes em relação à primeira metade do campeonato.

Que concorrentes antevê como fortes candidatos, nesta segunda volta?

O Marco está acima das outras todas, está a mais nesta série. Depois temos o Aliados, o Vila Caíz e o Gondomar SC B, que esteve muito forte na primeira volta e que agora está a perder algum gás. O Sousense foi uma equipa que fez um bom campeonato na primeira volta, vamos ver se aguentam a pedalada. Além disso, há equipas como o Aparecida, que se reforçou bastante e vai fazer uma segunda volta melhor. Mas o FC Vilarinho será sempre uma equipa difícil para qualquer adversário e, sinceramente, sinto que os outros clubes entram sempre com muito respeito contra nós.

Lutar para subir ao Campeonato de Portugal será uma realidade a prazo para o FC Vilarinho?

Na época passada estivemos na fase de apuramento de campeão, portanto estivemos nessa luta. Agora, se me perguntam se temos estrutura imediata para isso respondo que não. Claro que o FC Vilarinho é um clube pequeno, mas no campo são onze contra onze, não jogam as instalações, nem quaisquer limitações que possa haver. Tudo pode acontecer, disse aos meus jogadores, ainda agora contra o Aliados, que nada é impossível. Mas estar na Elite já é muito bom. Repare que o FC Vilarinho só tem formação há quatro anos e só este ano arrancou com uma equipa de juniores, portanto temos de ir passo a passo, porque os bons resultados podem levar as pessoas a perder a noção da realidade. O FC Vilarinho é uma equipa de uma freguesia de Santo Tirso, que ainda está a criar as suas estruturas.

 É que o FC Vilarinho continua a estar nos lugares da frente, como na época passada…

Compreendo. Este ano optamos por manter o núcleo duro do plantel. Esta estrutura deu-nos a garantia de voltarmos a fazer um bom campeonato, porque na época passada todos sentiram que tinham ficado a um passo de mais qualquer coisa. Não é mística, mas os mais experientes transmitem isso aos mais novos. Portanto, somos capazes de fazer melhor e esta imagem que passa da época passada tem sido importante.