Sexto protocolo ABC da bola assinado no Marco de Canaveses


Chegou esta tarde à meia-dúzia o número de protocolos do programa ABC da bola assinados entre a Associação de Futebol do Porto e os respetivos agrupamentos de escola, distribuídos, nesta primeira fase, pelos 18 concelhos do distrito do Porto. Esta tarde, num clima de grande festa, foi a vez do concelho do Marco de Canaveses dizer presente, com a Escola Básica N1 (Agrupamento de Escolas Carmen Miranda) aderir a esta iniciativa.

No ato simbólico da assinatura do protocolo estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escolas António Ribeiro, a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Cristina Vieira, bem como o vereador do pelouro do Desporto, Pedro Pinto.

De realçar também a presença de representantes de três clubes filiados do concelho do Marco de Canaveses – O Vila Boa de Quires, o Paços de Gaiolo e o GD Livração.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

“É um prazer estar presente aqui hoje ao lado dos responsáveis do município, na pessoa da Senhora Presidente e do Senhor Vereador do Desporto. Como sempre tenho dito, sem os municípios não há desporto. Este é o sexto protocolo que assinamos e o objetivo mantém-se: somos um país da cauda da europa na prática desportiva e nós queremos inverter este dado. É aqui na escola, com os jovens, que queremos que todos se habituem e convivam com a prática desportiva. É também uma forma de os educar e de os preparar para a vida”, disse José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto.

Quanto ao Diretor do Agrupamento de Escolas, António Ribeiro, lembrou o entusiasmo com que aceitou o convite da Associação de Futebol do Porto para se juntar a este protocolo. “É um projeto piloto, de uma modalidade coletiva, na qual a socialização, o respeito por nós e pelo adversário devem prevalecer”, disse.

Quanto à responsável máxima pela autarquia marcoense, Cristina Vieira, lembrou a importância do desporto juntos mais novos (e também dos mais velhos), vendo-o como um complemento (de caráter obrigatório) muito importante para a educação física dos jovens. “Queria agradecer e frisar que estamos solidários com os objetivos da Associação: queremos mais desportistas, mais mulheres desportistas e mais mulheres no desporto. Para isso estamos a fazer investimentos importantes na requalificação das infraestruturas – porque o nosso objetivo é ter uma politica desportiva forte que só conseguimos com parceiros fortes como este que temos aqui ao nosso lado – A Associação de Futebol do Porto.