Associação de Futebol do Porto reuniu a família nos seus 110 anos


A apresentação do projeto de construção da academia da Associação de Futebol do Porto marcou a cerimónia que assinalou os 110 anos da maior associação de futebol de Portugal, que decorreu este sábado, na Alfândega do Porto. José Neves apontou a um projeto que não será mais do que “o reforço da nossa identidade”, que ainda não foi edificado, mas que já vem suscitando a curiosidade de vários quadrantes, antes de sublinhar que esta é uma Associação de Futebol do Porto “ao serviço do futebol, do futsal e do futebol de praia, com dimensão europeia e mundial”.

No discurso que encerrou a cerimónica, José Neves lembrou o esforço e a dedicação de todos quantos vêm servindo a Associação de Futebol do Porto, sublinhando a necessidade das “raizes”, que sustentam “a grande indústria do futebol” beneficiarem de mais recursos e melhores apoios para que os clubes da AF Porto continuem a desenvolver a prática e desenvolvimento do futebol a todos os níveis.

Como não podia deixar de ser, José Neves focou ainda as grandes dificuldades por todos atravessadas durante a pandemia, que marcou mais de um ano da sua presidência, sublinhando o esforço de todos para “prestar o melhor serviço aos nossos filiados”, destacando a ajuda financeira “considerável”, que culminou com o programa do Governo “Reativar Desporto”. José Neves não esqueceu o apoio da Federação Portuguesa de Futebol nesse período, nem o apoio dos municípios, “fundamentais no apoio aos clubes”, tudo para não deixar pelo caminho nenhum clube.

Perante cerca de 650 convidados e inúmeras personalidades como João Paulo Correia, secretário de Estado da Juventude e do Desporto; D. Manuel da Silva Rodrigues Linda, bispo do Porto; Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol; os 18 municípios do distrito do Porto representados por presidentes e vereadores; Vítor Pataco, presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude; José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal; José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol, entre muitos outros, o presidente da Associação do Porto destacou a evolução do futebol feminino que, nos últimos anos triplicou as suas inscrições e conta atualmente 1800 atletas nos mais diversos escalões.

José Neves apontou ainda a uma Associção de Futebol do Porto virada “para a inovação, o investimento em tecnologia digital, mas também na formação de dirigentes, treinadores e colaboradores, infraestruturas e equipamentos”.

Pouco antes do discurso do presidente da Associação de Futebol do Porto, os dirigentes de 10 clubes filiados receberam um troféu pelos respetivos centenários alcançados na última década. Os árbitros Artur Soares Dias, Rui Licínio e Paulo Soares, da (AF Coimbra) receberam o prémio “Mérito Olímpico”. Carlos Carvalho e Domingos Santos foram distinguidos com o prémio “Dedicação”, pelos anos de serviço na Associação de Futebol do Porto. Mas também Lourenço Pinto homenageado pelos 13 anos dedicados à mesma instituição. Fernando Gomes recebeu das mãos de José Neves o prémio “Prestígio e Excelência”. Por entregar a Pinto da Costa – ausente por causa do jogo com o Desportivo de Chaves que coincidiu com a gala – ficou o Galardão de Ouro, que será em data a anunciar na sede da Associação de Futebol do Porto.