Avintes vence Candal no dérbi e Leça lidera a Série 1 – Aliança sempre a somar e Aliados acaba com série negativa


O Padroense sofreu a primeira derrota na Divisão de Elite na receção ao FC Maia Lidador (0-2) e com isso perdeu também a liderança, já que o Leça FC goleou os Dragões Sandinenses (4-0). Foi com dois golos de Mateus (líder dos goleadores da Série 1 com 12 golos), que os maiatos – quartos classificados – destronaram aquela que foi, até ao final da primeira volta do campeonato, a única equipa invicta desta Série 1, que luta agora na segunda posição a um ponto dos leceiros.

No terceiro lugar, o SC Coimbrões venceu o Folgosa da Maia (3-0), com Diogo Oliveira a bisar, num jogo que deixou o emblema de Vila Nova de Gaia a dois pontos do Padroense. No quinto lugar, o Vila FC foi a Pedras Rubras vencer por 1-2. Já o SC Rio Tinto não conseguiu evitar a derrota no terreno do FC Foz (2-0), que voltou às vitórias. O reforço Vítor Andrade e Gonçalo Ribeiro foram os autores dos golos fozeiros, que deixaram a equipa a meio da tabela.

Entre as equipas que lutam pela manutenção, o SC Canidelo venceu o Gondomar SC B com um golo de Pedro Cardoso logo a abrir (3’). Os visitantes tiveram muitas dificuldades para reagir e os gaienses voltaram a marcar na segunda parte por Danielson, arrumando com os três pontos.

Uma das surpresas desta 16ª jornada foi a vitória do FC Avintes (0-1) no terreno do CD Candal, a segunda deste campeonato. Quem também voltou a brilhar foi o Varzim B, que obteve a terceira vitória consecutiva ao derrotar o FC Infesta e mantém-se em recuperação. Rúben Ribeiro foi o autor do golo solitário dos poveiros.

Pode consultar aqui os resultados e classificações da Série 1

SÉRIE 2

Ninguém esta a conseguir parar o Aliança de Gandra, que continua a liderar sem derrotas a Série 2 e desta vez a vítima foi o Ermesinde SC 1936, que já perdia por 0-1 aos 10 minutos de jogo. Apesar da resistência da equipa da casa, o líder soube sofrer, mas só até Jildemar Jesus fazer o segundo golo (76’) e João Cunha o terceiro em cima do minuto 90. O balanço faz-se com 44 pontos, oito de vantagem sobre o segundo e 14 sobre o terceiro e impressionantes 39 golos marcados.

O FC Vilarinho recebeu e venceu o CD Sobrado pela margem mínima (1-0) e ficou mais confortável no segundo lugar agora com seis pontos de vantagem sobre o Alpendorada, que perdeu na Lixa (2-1). São já seis jornadas consecutivas a vencer pelos lixenses, que mostram grande poder de recuperação e estão perto de alcançar o meio da tabela. Na próxima ronda, a equipe descolam-se a Barrosas, último classificado, no dérbi do concelho de Felgueiras.

Numa jornada em que nenhuma equipa conseguiu vencer fora, a AR São Martinho goleou o Águias de Eiriz (4-0), com um jogo que tiveram sempre controlado. Vítor Costa (17’) abriu o marcador e ainda na primeira parte, Pedro Neto (35’) e Filipe Mota (40’) construíram uma vantagem suficiente para gerir o os segundos 45 minutos. José Vieira (87’) estabeleceu o resultado final. Para o emblema de Eiriz esta é já a sétima derrota consecutiva e a última vitória remonta já a 8 de outubro, contra o Sobrado.

Nos outros encontros, o Vila Caiz derrotou o Barrosas (1-0), o Valonguense empatou em casa com o Sousense (1-1), resultado que se repetiu no São Lourenço do Douro-AD Lousada. Por último, a vitória do Aliados de Lordelo, em casa, contra o Citânia de Sanfins (2-0) pôs fim a uma série de cinco jornadas consecutivas sempre a perder. Márcio Machado e Francisco Leal foram os autores dos golos.

Pode consultar aqui os resultados e classificações da Série 2