Canidelo continua em “modo vitória”, Aliados lideram à condição na Série 2


E vão oito vitórias consecutivas do Canidelo, que foi ao terreno do FC Infesta impor-se (1-2) e mantém o modo de vitória com que encerrou a primeira volta do campeonato. O emblema de Vila Nova de Gaia não perde desde o início de novembro, altura em que iniciou uma verdadeira recuperação na tabela classificativa, que leva a equipa do mister José Alberto a surgir no quarto lugar da Série 1 da Divisão de Elite, com um ponto de vantagem sobre o Padroense, que viu a deslocação aos Dragões Sandinenses adiada.

Interrompido foi ainda o FC Avintes-Oliveira do Douro, o que não impede o líder desta Série 1 de continuar na frente isolado, com quatro pontos de vantagem sobre o SC Coimbrões, que derrotou o Candal, em casa, por 2-0. A seguir surge o FC Maia Lidador, na terceira posição, apesar de somar os mesmos pontos que o SC Coimbrões. A equipa de Jorge Regadas não conseguiu melhor do que um empate na Maia, contra o Folgosa (1-1).

No fundo da tabela, o Pedrouços arrancou um empate, em casa, contra o FC Foz (1-1), que somou o terceiro empate consecutivo e segue no meio da tabela. Ainda entre as equipas na luta pela manutenção, o SC Arcozelo alcançou um empate com o SC Rio Tinto (2-2) e mantém-se afastado da linha de água, apesar de não vencer há cinco jornadas consecutivas (três derrotas e dois empates).

Na Série 2, o Marco 09 viu adiado o jogo em Valongo, pelo que o Aliados FC Lordelo aproveitou para se isolar provisoriamente na liderança, ao golear o Roriz (4-0). A três pontos dos lugares de apuramento de campeão segue o Gondomar SC B, que foi a casa do FC Vilarinho empatar (1-1). Logo a seguir, no quarto lugar, a dois pontos, surge o UD Sousense, que venceu o Ermesinde (3-2) e não perde já precisamente desde a sétima jornada contra os gondomarenses.

Quem voltou a marcar passo foi o Vila Caiz, que cedeu novo empate perante os seus adeptos, desta vez contra o Aliança de Gandra (2-2). Nesta primeira ronda da segunda volta do campeonato, o Freamunde continua sem conseguir regressar às vitórias, tendo somado o segundo empate consecutivo no Aparecida (2-2), resultado que deixa os “capões” a 11 pontos da liderança, eles que, à partida, eram apontados com um dos candidatos à subida.

Destaque ainda para a goleada do São Lourenço do Douro ao Barrosas (5-1), que permite ao emblema do Marco de Canaveses aliviar a pressão para a linha de água e tirar proveito da derrota do Ermesinde, que viu travadas nove jornadas sempre a pontuar, que lhe permitiram subir acima da linha de água desta Série 2. Quem começou 2023 com uma vitória foi o Lousada sobre o Sobrado (4-1), que sacudiu assim os efeitos negativos de três derrotas e um empate nas quatro últimas rondas. Já a equipa de Valongo continua a viver um autêntico calvário. Desde a oitava jornada, o Sobrado somou apenas três pontos em 27 possíveis!