“Já conseguimos atingir os objetivos que passavam pela manutenção”


José Alberto, treinador do Sport Canidelo, não tem nenhuma fórmula mágica para revelar e que ajude a explicar oito jornadas consecutivas a ganhar na Série 1 do Campeonato Distrital Divisão de Elite Pro-Nacional. Para o mister do emblema de Vila Nova de Gaia, não há segredos, apenas confiança no trabalho que se tem desenvolvido e o acreditar da Direção e jogadores no rumo traçado no arranque da temporada. Curiosamente, é bom relembrar que depois de uma vitória na jornada inaugural contra o FC Infesta, o Sport Canidelo também começou o campeonato com sete rondas sem vencer, cedendo quatro derrotas e três empates.

A que se devem oito jornadas consecutivas a vencer?

Deve-se ao esforço de toda a gente, Direção, jogadores e equipa técnica. Estamos num clube com algumas limitações, que é relativamente jovem a este nível, e passou por algumas dificuldades para se manter na época passada. Tem sido graças ao esforço de todos e a uma melhor organização, que estamos a fazer um bom campeonato. Nesta altura, já conseguimos atingir, praticamente, os objetivos que passavam pela manutenção e agora há que ir jornada a jornada, valorizando os jogadores e dignificando o clube.

O que mudou para o Canidelo engrenar esta série de vitórias?

Foi o acreditar. Temos consciência que perdemos alguns pontos e que a responsabilidade não tinha sido dos jogadores. Todos nós estávamos em início de época, havia jogadores novos, mas acreditámos sempre naquilo que estávamos a fazer e no valor do plantel. Apostámos sempre que iríamos encontrar o caminho das vitórias. A Direção também acreditou e quando assim é fica tudo mais fácil.

Nos dias de hoje estarem com dificuldades e a Direção manter a confiança não é fácil…

A Direção tinha consciência que o treinador que iniciou esta época tinha sido o mesmo que acabou a temporada passada numa situação extremamente difícil, que encontrou a equipa nos últimos lugares e conseguiu mantê-la. A minha experiência e o facto de já ter estado nos campeonatos nacionais ajudou a que fosse mais fácil.

Foi importante o trabalho feito na época anterior?

Ajudou, porque demos continuidade e ficamos com os jogadores que podiam encaixar melhor naquilo que pretendíamos e na ambição que temos. Os jogadores também acreditaram naquilo que se foi fazendo diariamente, a Direção também e quando assim é torna-se mais fácil conseguir melhores resultados. Mas temos consciência que na altura em que não tínhamos somados tantos pontos não éramos os piores do Mundo, nem somos os melhores do Mundo por agora estarmos há oito jornadas a ganhar. A equipa é a mesma, os jogadores também e só vamos continuar a manter este registo se conseguirmos, jogo a jogo, ter as mesmas características, ambição, crer, força de vontade e a qualidade que temos demonstrado.

A três pontos dos lugares de apuramento de campeão, não dá vontade de tentar um pouco mais do que a manutenção?

Tenho 32 anos de experiência de futebol, já estive na formação, subi várias equipas, trabalhei no Campeonato de Portugal e tenho os pés bem assentes. Claro que estar nos lugares cimeiros motiva muito mais, especialmente jogadores e adeptos. Mas sabemos das limitações que temos e que há equipas que investem muito mais. O nosso objetivo é procurar fazer um campeonato tranquilo e ir jogo a jogo tentando dignificar o clube e valorizar os jogadores.

Ser a segunda melhor defesa da Série 1 é importante para estar mais próximo de ganhar?

O nosso pensamento é organizar bem a equipa quer em termos defensivos, quer ofensivos, porque apesar de termos esse registo, que é uma boa marca e apanágio das minhas equipas, também não deixa de ser verdade que somos uma das melhores equipas em termos ofensivos. Mas o pensamento é ganhar e para isso há que marcar pelo menos mais um golo do que o adversário. Não sofrendo estamos sempre mais próximos de ganhar, é verdade.

Que potencial ainda vê no Canidelo esta época?

Temos um plantel curto. Não vamos ter reforços a Direção é rigorosa e cumpridora das suas obrigações e tem a consciência de que o orçamento não permite sair fora do que está estipulado. Portanto, vamos procurar manter isto e agradecer por não termos tido lesões, porque o plantel é, como disse, curto.

Depois de alcançados os objetivos, acredita que haverá condições para um Canidelo mais ambicioso, no futuro?

A minha função passa por ajudar o Canidelo a construir uma estrutura mais organizada, o resto não passa só por mim, mas pelo orçamento que o clube poderá ter e pela política que a Direção poderá pensar.

Mas não deixa de lançar um pequeno desafio à Direção com estes resultados?

Queremos sempre mais. Mas sabemos que há equipas a apostar forte e o Canidelo não pode entrar em loucuras. O clube cumpre com as condições que dá e os jogadores têm correspondido com esforço. Não posso exigir mais do que aquilo que o clube tem dado.