Clubes da AF Porto fazem o pleno no Campeonato de Portugal


As vagas disponíveis nas Séries B e C para a fase de subida do Campeonato de Portugal foram todas elas preenchidas com clubes da Associação de Futebol do Porto, que garantiram não só que vão lutar para subir à Liga 3, mas também pela vitória final da prova.

Nos dois grupos em que havia clubes da AF Porto representados, as quatro vagas de apuramento caíram todas para clubes do nosso distrito, com Salgueiros, Leça, São Martinho e Paredes a fazerem parte do lote de 12 emblemas que vão lutar pelo mesmo objetivo.

Na Série B, o Paredes fechou a participação nesta fase da prova com 39 pontos e com um de vantagem sobre o São Martinho. A equipa verde e branca selou o apuramento na última jornada ao vencer o Tirsense por 1-0.

A formação de Santo Tirso fechou na terceira posição, enquanto Amarante e Vila Meã terminaram no quinto e sexto lugares, respetivamente. Os três emblemas vão disputar a fase de manutenção.

Nas contas da Série C, o Salgueiros fechou os 18 jogos na liderança, somando 43 pontos. A equipa portuense foi seguida pelo Leça (39 pontos) e pelo Gondomar (33), fechando novo pódio 100 por cento AF Porto. Gondomar e Valadares Gaia (7.º classificado) vão disputar a fase de manutenção.

A fase de subida será disputada em dois grupos de seis equipas, com os dois primeiros a garantirem a promoção à Liga 3. A fase de manutenção terá as equipas divididas em 12 séries de quatro equipas em que os dois primeiros asseguram a manutenção e os restantes descem aos campeonatos distritais.