Coimbrões aproveita tropeção do Maia, Marco e Aliados descolam


A luta pelo segundo lugar, que dá acesso ao apuramento para a fase de campeão, está ao rubro na Série 1 do Campeonato Distrital da Divisão de Elite, com o SC Coimbrões e recuperar na classificação, aproveitando da melhor maneira a derrota do FC Maia Lidador, que foi à Póvoa perder por 2-0, contra o Varzim B. A falta de regularidade das duas equipas tem ajudado a animar a disputa pelo segundo lugar. Desta vez foi o SC Coimbrões que tirou partido da situação, com uma sempre difícil vitória em Avintes (1-0).

Nesta altura, ainda não é líquido que o segundo lugar se limite a um duelo entre estes dois emblemas, porque o Canidelo ainda terá uma palavra a dizer se mantiver a tendência para somar pontos. Nesta ronda, a equipa de Vila Nova de Gaia viu terminada uma série de nove vitórias consecutivas ao empatar em casa com o Padroense (0-0) e está a três pontos do segundo classificado, ainda que, como disse o treinador José Alberto, não esteja nos planos do clube lutar pela subida. Aliás, o empate não serviu em nada os objetivos do Padroense, que tem vindo a marcar passo nas últimas três jornadas ao desperdiçar seis dos nove pontos que podia ter somado com três empates consecutivos.

Quem regressou às vitórias nesta 18ª Jornada foi o FC Foz que foi a Arcozelo golear por 4-0 e pôr termo a quatro jornadas seguidas a empatar, que fizeram perder terreno para as equipas da frente. Depois de terem marcado presença na fase final da edição anterior da Elite, os “fozeiros” estão a 12 pontos do segundo lugar, pelo que dificilmente deverão reeditar o feito.

No fundo da tabela, os quatro últimos (Pedrouços, FC Infesta, Arcozelo e Dragões Sandinenses) perderam, o que permitiu ao Varzim B, que venceu o FC Maia Lidador, aliviar a pressão para a linha de água e está agora cinco pontos acima.

Na Série 2 da Divisão de Elite, os líderes Marco 09 e Aliados FC Lordelo venceram e começam a cavar o fosso para o terceiro classificado. Em duas jornadas a diferença entre segundo e terceiro passou de três para seis pontos. Ainda que não seja uma vantagem decisiva, o certo é que é relvante, porque o campeonato tem sido equilibrado. Aliás, é sempre bom não esquecer que o Marco 09 tem um jogo para acertar calendário com o Valonguense em que pode ainda consolidar a liderança. Nesta 18ª jornada, os marcoenses golearam o Ermesinde (4-1) e o Aliados venceu o Sobrado (3-1), agudizando a crise do emblema de Valongo, que continua sem ganhar um jogo desde outubro, em 11 jornadas disputadas.

Importante nesta ronda foi a vitória do Vila Caíz (2-1) na receção ao Gondomar SC B, que permitiu a subida ao terceiro lugar isolado nesta Série 2. A equipa treinada por José Oliveira tem sido de uma grande regularidade e não perde há sete jornadas consecutivas. Esta época, ao cabo de 18 jornadas, o Vila Caíz só perdeu mesmo com Aliados (3-1) e Sousense (2-0) fora de casa.

Esta vitória contra os gondomarenses veio comprovar uma vez mais que os jogos em casa do atual detentor da Taça AF Porto se têm revelado decisivos e permitiram conquistar pontos importantes. A equipa assegurou 24 pontos em 30 possíveis, resultado de sete vitórias e três empates.

Na foz do Sousa, o Sousense retomou o caminho das vitórias contra o Barrosas (2-0), depois da derrota com o Marco 09 na ronda anterior, e está a três pontos do quarto lugar do Gondomar SC B. Recorde-se que o Sousense tem menos um jogo.

Surpreendente foi a vitória do Valonguense sobre o Freamunde (2-0), que permitiu entregar a lanterna vermelha ao Roriz, que perdeu (4-1) na deslocação ao Aparecida. A vitória do Valonguense pode ser importante para o futuro da disputa pela manutenção na Elite. Sobrado, Aparecida, Valonguense e Roriz são, por esta altura, as equipas que lutam no fundo da tabela da Série 2, pelo que qualquer ponto conquistado, ou perdido, terá o seu peso nas contas finais.