Coimbrões e Marco 09 lideram as séries isolados


A Série 1 da Divisão de Elite de futebol não podia estar mais competitiva e a 11ª jornada comprova, uma vez mais, que o mínimo passo em falso é sinónimo de uma fatura pesada - e que o diga o Oliveira do Douro, ao empatar em casa com o Maia Lidador (1-1). A conjugação deste resultado com a vitória do SC Coimbrões sobre o FC Pedras Rubras (2-0), deixou o Coimbrões isolado na liderança da série, agora com dois pontos de vantagem. Ainda que o Oliveira do Douro mantenha o segundo lugar, o certo é que o Maia Lidador continua com o emblema de Vila Nova de Gaia na mira e em condições de disputar o segundo lugar, que dá acesso ao apuramento de campeão.

Em quarto lugar surge o Padroense, que derrotou o FC Foz (2-1) com uma grande penalidade na reta final do encontro. Enquanto o SC Rio Tinto continua em queda na tabela, após a terceira derrota consecutiva – desta vez sofreram mesmo uma goleada na deslocação ao Candal (5-0) – o Arcozelo reentrou na luta ao vencer, em casa, o Varzim B (4-2). A primeira vitória da equipa de Vila Nova de Gaia no campeonato permitiu igualar o Pedrouços (5 pontos) e aproveitar o primeiro empate na prova do FC Infesta, na deslocação a Folgosa da Maia (0-0). Ambos estão 2 pontos da equipa de Matosinhos.

Na Série 2, a competitividade não é menor, já que o empate do Aliados de Lordelo, em casa, contra o Sousense (1-1) permitiu ao Marco 09 isolar-se, de novo, no primeiro lugar. O emblema liderado por Bock foi a Vilarinho impor-se (5-2), passando um teste sempre difícil. Quem também acabou por tirar partido do empate do Aliados foi o Gondomar SC B, que venceu no seu reduto o Aliança de Gandra, por 2-0, e ficou agora a quatro pontos do segundo lugar.

Em quarto lugar mantém-se o Vila Caiz, atual detentor da Taça AF Porto, que venceu o Valonguense (2-0). Em queda está o Sobrado, que não venceu pela terceira jornada consecutiva, cedendo duas derrotas e um empate nos últimos jogos. A próxima deslocação a Gandra promete concentrar atenções.

No fundo da tabela, o Ermesinde aparece com os horizontes mais desanuviados, depois da vitória em casa sobre o Roriz (3-0). O emblema do concelho de Valongo atravessa mesmo o melhor momento da temporada, somando 10 pontos em 12 possíveis, nas quatro últimas jornadas. O duelo com o São Lourenço do Douro, na próxima ronda, promete ser mais um teste interessante. De qualquer forma, o Ermesinde surge agora com o conforto de seis pontos acima da “linha de água” da Série 2, abaixo da qual se mantêm Roriz – somou a sexta derrota consecutiva na prova – e Valonguense, que também contou o nono jogo consecutivo a perder, no campeonato.