Comunicado


Desde o início da pandemia provocada pelo Covid-19, a Associação de Futebol do Porto primou pela defesa dos interesses dos clubes, dos atletas, dos treinadores, árbitros e todos os envolvidos no fenómeno desportivo sob a sua alçada.

Sempre consciente da sua função, não apenas desportiva, mas também social, nunca a AF Porto deixou de tomar as medidas que considerou necessárias no momento em que se impunham.

A retoma das competições, determinada pela DGS, veio trazer um novo alento a todos os envolvidos no Futebol e trazer novos desafios, mas também novas obrigações e novas responsabilidades que exigem medidas que vão de encontro ao momento atípico em que vivemos.

Assim, seguindo o desígnio de proximidade assumido por esta Direção, a AF Porto ouviu todos os seus filiados, recolheu opiniões, sugestões e ideias que não poderiam deixar de ter colhimento, em particular porque as dificuldades sentidas por todos, há já mais de um ano, precisam de uma resposta adequada.

Nestes termos, decidiu a Direção da AF Porto:

1- Por determinação da DGS, é obrigatória a realização de testes Covid antes do regresso às atividades desportivas nos escalões de formação, e recomendado “fortemente” novos despistes em todos os escalões.

A Direção da AF Porto decidiu disponibilizar testes gratuitos aos clubes com equipas inscritas na retoma competitiva dos escalões de formação.

2- A Direção da AF Porto, reconhecendo as dificuldades financeiras e de tesouraria dos seus associados, decidiu isentar do pagamento de inscrições todos os seus atletas.

No caso dos filiados que já pagaram as inscrições dos seus atletas para a corrente época, será atribuído um crédito do seu valor a utilizar/descontar na próxima época de 2021/22.

3- Todos os jogadores dos escalões de formação a inscrever de 17 de abril a 30 de abril (2021) pagarão 60% do prémio de seguro do respetivo escalão. Os atletas a inscrever após essa data pagarão 40% do prémio do respetivo escalão.

Quanto aos jogadores de formação já inscritos, e que pagaram no início da época a totalidade do montante do prémio de seguro, a Direção da AF Porto está a efetuar todas as diligências possíveis junto da companhia de seguros no sentido de encontrar uma solução justa e equitativa para os associados, de modo a proteger os interesses de todos.

4- Todas as medidas terão efeitos imediatos e entram em vigor no momento em que seja possível a sua concretização.

Estas medidas, tomadas neste momento, representam um esforço considerável para a Associação de Futebol do Porto, como todos compreenderão, mas são, no entanto, as medidas necessárias para a defesa dos associados, e do Futebol em todas as suas vertentes: masculina, feminina, Futsal, e Futebol de formação.

Todos juntos e unidos faremos este esforço adicional, e temos a responsabilidade de, com o nosso contributo, elevarmos e dignificarmos o nome da Associação de Futebol do Porto e dos seus filiados.