Copa Gallaecia vem para o Porto


A seleção de Sub-14 feminina de futebol é a grande vencedora da edição de 2022 da Copa Gallaecia, torneio internacional que colocou frente a frente as seleções de Sub-14 das Associações do Norte de Portugal e as três sub-regiões que fazem parte da Real Federação Galega de Futebol (Norte, Centro e Sul).

As comandadas de Liliana Dinis começaram por se destacar no Grupo 2, onde venceram os duelos frente a Viana de Castelo (sexta-feira) e frente a Bragança (sábado), tendo empatado o jogo frente à formação da Galiza Sul (sábado).

O torneio começou com uma vitória confortável frente a Viana do Castelo, com três golos deLeonor Silva e dois de Mariana Roxo, com o tento da equipa vianense a ser marcado por Dânia Gonçalves.

No dia seguinte estavam marcados dois encontros. O primeiro frente à formação espanhola da Galiza Sul, desafio que terminou com um empate a uma bola. Sara Moreira marcou o golo da AF Porto e Henar fez o golo das galegas. O sábado terminaria com o jogo decisivo frente a Bragança, que resultou um triunfo verde e branco por 5-0 frente às transmonstanas. Leonor Silva, Bárbara Sousa, Beatriz Silva, Fabiana Branco e Estrela Coelho fixaram o marcador que permitiu à equipa do Porto seguir para a final.

No jogo decisivo, disputado no Campo n.º 1 das Camélias, um golo solitário de Sofia Pinto bastou para fazer a festa verde e branca diante das anfitriãs da AF Braga, que tinham vencido o Grupo 1 onde estavam as formações de Vila Real, Galiza Norte e Galiza Centro.

No final do torneio a selecionadora Liliana Dinis admitiu que este "foi um torneio bastante proveitoiso, porque vamos para o Interassociações e esta competição é importante para isso mesmo. Deu para criar uma bola relação, dentro e fora de campo. Relativamente à vitória, sabemos que é sempre resultado do que vamos fazendo em campo. Elas foram crescendo, fizemos jogos contra duas equipas muito fortes (Galiza Sul e Braga) e foram superiores do início ao fim. Souberam estar a perder, fomos equilibradas e tivemos qualidade. É tudo isto que temos vindo a trabalhar nos treinos e souberam por tudo em prática. Felizmente resultou na vitória, mas independentemente disso elas precisam da competição para crescer e é na adversidade que elas crescem, pois amanhã chegam aos clubes mais fortes. Essas são as nossas vitórias", disse.