ABC da bola chegou a Baião


Depois de da assinatura do primeiro protocolo, em Vila Nova de Gaia, e do projeto piloto em Vila do Conde, o projeto ABC na bola continua a expandir-se pelo distrito, chegando a partir desta segunda-feira até Baião. A Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas Vale do Ovil, com a escola Básica de Campelo a ser a escolhida, assinaram esta tarde formalmente o acordo que liga as duas instituições e que colocou mais de 250 meninos e meninas a jogar à bola com as cores da bandeira da Associação de Futebol do Porto.

De lambrar que o projeto ABC da Bola tem como onjetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas se tinha chegado à frente e articulado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

Para o Presidedente da AF Porto, presente na cerimónia, estas ações irão continuar para os restantes 16 concelhos que faltam "abraçar": "Já chegamos a Baião e vamos continuar. Estamos no concelho mais interior do distrito e queremos trazer aqui o futebol e o futsal. Queremos mais mulheres no futebol, árbitras e dirigentes e queremos que os distritos do interior, que têm menos visibilidade, as crianças possam ter as mesmas oportunidades. Lembro que muitas são os exemplos de grandes jogadores que sairam de concelhos do interior e nós sabemos que temos que dar-lhes as mesmas oportunidades. Depois, o desporto tamém significa mais e melhor saúde", disse.

Nuno Mota, diretor do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil admitiu que desde o primeiro momento se mostrou disponível a abraçar este projeto. "Esta porque vê nele uma forma dos concelhos do interior do distrito sentirem que têm as mesmas oportunidades. Os pais receberam bem esta iniciativa e praticamente mandataram-nos para dinamizar atividades desta natureza, que deixam todos felizes. Tenho a certeza que irá marcar a sua formação", disse.

No que respeita à Câmara Municipal de Baião, este presete na atividade o Vice-Presidente Filipe Fonseca, que frisou que a Câmara Municipal será sempre um parceiro neste e noutros projetos: "É uma atividade direcionada à população e às crianças e a Câmara tem que se juntar e garantir que além do lançamento, estes projetos têm continuidade. É sem dúvida uma mais valia para nós, que tentamos promover a pratica desportiva em todas as modalidades. Os miudos estão na escola e esta é a vantagem deste projeto, porque vem ter com os miúdos." concluiu.