Dia de festa na EB de Santiago, em Matosinhos


O sétimo protocolo da iniciativa ABC da Bola assinado na tarde de quinta-feira resultou num dia de festa e de muita animação na Escola Básica de Santiago, no Concelho de Matosinhos, que a partir de hoje passa a ser uma das escolas incluídas nesta iniciativa pioneira em Portugal.

No ato simbólico da assinatura do protocolo estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, o diretor do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos, Paulo Gaspar, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Matosinhos, Vasco Pinho, bem como o administrador da Matosinhos Sport, Henrique Calisto.

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

 

José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto
"Este protocolo que acabámos de assinar significa que a partir de agora a AF Porto e esta escola vão trabalhar em conjunto. Trabalhar no sentido de propiciar a estas crianças uma vida mais saudável, ajudando-as a praticar mais desporto. Em conjunto, queremos trazer a prática desportiva para que as crianças brinquem e pratiquem desporto. Pretendemos contrariar o sedentarismo e as doenças associadas e assim contribuir para o futuro delas. Não se trata de futebol ou de futsal, trata-se de trazer o desporto para as escolas.

Vasco Pinho, Vereador do Desporto da CM Matosinhos
"Este é um momento marcante. Quando trabalhamos em politicas públicas queremos sempre fazer um bocadinho melhor do que no passado. E acredito que hoje estamos a fazer isso mesmo. Este trabalho tem uma grande virtude, que é o facto de ser feito em parceria com a escola e com os professores titulares de turma - que são quem conhece melhor os alunos. Continuamos a fazer um bocadinho mais em prol da educação do nosso Concelho. AAF Porto está a fazer muito para além do que é a sua obrigação formal. Está a ir de encontro à base, ir de encontro às crianças, ao ensino e ao desenvolvimento das várias capacidades das crianças."

Paulo Gaspar, Diretor do Agrupamento de Escolas Irmãos Passos
"O desporto é importante. A tecnologis tem proporcionado a que os meninos fiquem em casa em frente ao computador e nós precisamos que eles saiam e voltem a praticar desporto e a socializar. O espaço da escola serve para isso mesmo. Lembro que Piaget dizia que a motrocidade era parte importante do início da inteligência. Por isso estamos empenhados em dinamizar esta vertente. Esta é uma oportunidade fantástica que a AF Porto nos dá e só temos a agradecer."