Associação de Futebol do Porto voltou a bater recorde de entidades certificadas


A certificação dos clubes da Associação de Futebol do Porto voltou a bater recordes nesta época, distinguindo 154 entidades formadoras. Nesta edição referente a 2021/22 foram mais 17 as entidades que receberam placas e diplomas, em relação a 2020/21, depois de em 2019/20 se terem registado 68 adesões.

Na sua intervenção Catarina Araújo, vereadora do desporto da Câmara Municipal do Porto, destacou “o trabalho de proximidade da AF Porto, no apoio dado aos clubes, no sentido de melhorar a qualidade e organização”, comprometendo-se a continuar a apoiar as atividades que promovam o desporto.

Com o objetivo de sensibilizar cada vez mais emblemas no sentido de aderirem à certificação, Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, lembrou que o processo tem melhorado, apesar de tudo. “Este ano, a Federação bateu o recorde de atletas inscritos”, revelou, apontado o papel essencial desenvolvido pela Federação, mas também pelas associações distritais, que se revelou decisivo para tal. Fernando Gomes felicitou os clubes certificados, mas lembrou o desafio que a Associação de Futebol do Porto tem pela frente, no sentido de levar os outros clubes ainda não certificados a levarem a cabo o mesmo processo.

João Paulo Correia, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, destacou o trabalho desenvolvido depois da pandemia, “uma recuperação que começou na Federação Portuguesa de Futebol, nas Associações e nos clubes e que permitiu que em 2023 houvesse jogadores inscritos no futebol e no futsal como nunca”. Apontando a um papel essencial das autarquias, João Paulo Correia garantiu que o governo tem vindo a trabalhar no sentido de o próximo programa 20/30, promovido pela União Europeia, devolver às Câmaras Municipais a possibilidade de se candidatarem a fundos europeus, que permitam financiar a recuperação e construção de infraestruturas desportivas.

O secretário de Estado garantiu ainda todo o empenho no sentido de se trabalhar para que a igualdade de género seja uma realidade em campo, mas sobretudo fora dele, apontando à necessidade de haver cada vez mais mulheres nas direções dos clubes.

Antes encerrar a cerimónia com a entrega das placas e diplomas aos clubes filiados na Associação de Futebol, João Paulo Correia revelou ainda que o executivo está a trabalhar no sentido de rever a legislação referente à segurança nos recintos desportivos, com o objetivo de a adequar à realidade do desporto em Portugal e do futebol, em particular, lembrando que a lei foi feita a pensar nos clubes profissionais e que é impraticável para os restantes.