Divisão de Elite: O que ainda há por decidir?


À penúltima jornada da I Fase da Divisão de Elite Pro-Nacional o segundo lugar de apuramento para a fase de campeão das Séries 2 e 3 continuam em aberto. A Série 3 é a que promete muita disputa até ao final desta primeira fase, porque ainda há três equipas com possibilidade de seguir para a fase de campeão, quando faltam disputar duas jornadas. Nesta série, apenas o líder Alpendorada (35 pontos) garantiu, este domingo, o apuramento ao arrancar um empate importante em Ermesinde (1-1), pelo que na luta pelo segundo lugar mantêm-se Ermesinde 1936 (30 pontos), CD Sobrado (29) e FC Vilarinho (28).

Nesta 16ª jornada, o FC Vilarinho surpreendeu mesmo o Sobrado fora, vencendo por 0-1, o que lhe permite acalentar esperanças de ainda ir a tempo de lutar pelo segundo lugar, apesar de estar a dois pontos do sonho. Na ronda que se segue, o Ermesinde 1936 desloca-se ao terreno do Barrosas, o CD Sobrado vai a Gens e o FC Vilarinho recebe o Alfenense.

Qualquer ponto perdido será sinónimo de complicações, até porque na eventualidade da última jornada ainda poder decidir alguma coisa, o FC Vilarinho terá uma deslocação difícil ao Campo dos Sonhos para defrontar o Ermesinde. A disputa do segundo lugar na Série 3 está, portanto, ao rubro e promete muito sofrimento para os adeptos destes três emblemas.

Na Série 2, no jogo entre segundos e terceiro classificado, o Gondomar SC B empatou (2-2) na deslocação ao terreno do SC Rio Tinto, o que mantém ambas as equipas ainda com hipóteses matemáticas de conseguir o apuramento, apesar da vantagem importante dos gondomarenses. Com os dois emblemas separados por quatro pontos e com seis ainda em disputa nas duas jornadas que restam, o Gondomar SC B resolverá a questão de vez com uma vitória na receção ao CF Perosinho, em Valbom, domingo.

Em caso de empate dos gondomarenses e vitória do SC Rio Tinto em Pedroso, apenas dois pontos ficariam a separar segundo e terceiro. Com uma derrota dos atuais campeões da Elite e uma vitória do SC Rio Tinto, a distância entre ambos ficaria reduzida apenas a um ponto e adiaria a questão para a última jornada.

Seja como for, para continuar a alimentar a esperança de um apuramento, mesmo que ténue, depois de não ter conseguido derrotar o Gondomar SC em casa, o SC Rio Tinto terá sempre de vencer o seu jogo contra o FC Pedroso e esperar que o Gondomar SC B tropece (perca ou empate) para poder sonhar com o apuramento na última jornada, quando receber o FC Infesta, no Estádio Cidade de Rio Tinto.

Na Série 1, o duelo entre Maia Lidador e Padroense, ambos já apurados para a fase de campeão, terminou com um empate a um golo, que nada veio alterar. Curiosamente, na Série 4, outro jogo entre os dois primeiros da série, Rebordosa AC-SC Freamunde, ambos já apurados, permitiu aos da casa vencer (1-0), mas sobretudo, prolongar a invencibilidade esta temporada. O Rebordosa AC soma agora 12 vitórias e quatro empates, 43 golos marcados e apenas 13 sofridos, o que não deixa de ser assinalável por parte da equipa liderada por Arlindo Gomes.