Divisão de Elite recebe trio de arbitragem galego pela primeira vez na história


O concelho da Maia foi palco de um momento histórico na Associação de Futebol do Porto. Neste domingo, o Estádio Municipal Dr. Vieira de Carvalho recebeu o primeiro trio de arbitragem estrangeiro da história da Divisão de Elite. O embate entre o FC Maia Lidador e o FC Vila, da 7ª jornada da prova, contou com três árbitros oriundos do protocolo junto com a Real Federação Galega de Futebol.
Adam Rodríguez Delgado (árbitro principal), Óscar Lista Rivera (árbitro assistente 1) e Adrián González Rey (árbitro assistente 2) foram os encarregados de apitar este histórico confronto. No campo, os maiatos venceram os gaienses por 3-0, com os dois dos golos marcados na primeira parte. O último foi anotado nos minutos finais.

José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto

"Nós queremos o crescimento dos nossos árbitros. Queremos sempre uma arbitragem melhor. E também, acho que é o intuito da Real Federação Galega de Futebol. Há aqui um cruzamento de culturas extremamente importante, mas o que devemos ressaltar é o passo em frente que estamos a dar em direção ao futuro para que o nossos árbitros e os árbitros da Federação Galega sejam mais bem preparados, sejam melhores e sejam vocacionados para os campeonatos nacionais. Nos queremos que os árbitros da AF Porto, quando forem prestar provas aos nacionais, que sejam os melhores. E por isso estamos a lhes dar esta preparação em conjunto com o Conselho de Arbitragem, que nesta matéria, tem feito um excelente trabalho."

 

Bernardino González Vázquez, presidente do Comité de Árbitros da Federación Galega de Fútbol
"Hoje é ponto de partida. É o primeiro jogo que fazemos. É uma magnífica oportunidade para os árbitros portugueses e para os árbitros galegos, sendo essa uma ótima experiencia para todos. Participarem de uma outra competição, que não estão habituados será muito enriquecedor para todos os árbitros. O futebol é universal em todo o lugar do mundo, mas sempre tem uma coisa ou outra que se pode aprender e levar consigo de cada jogo, cada campeonato. Em cada lugar, há sempre algo difretnte, que esperamos agregar aos nossos árbitros e quando os portugueses também forem à Galícia, também possam ter uma boa experiência."