“Estamos dentro dos nossos objetivos mas o mercado pode redefinir muita coisa”


À entrada para a 15ª jornada, que encerra a primeira volta do campeonato, o Aliados de Lordelo lidera a Série 2 da Divisão de Elite de futebol, com 34 pontos somados em 42 possíveis e um ponto de vantagem sobre o Marco 09, que vinha comandando a prova até à jornada anterior. Mas no emblema de Lordelo ninguém perde a noção da realidade, a começar por Calica, treinador que tem conduzido a equipa esta época.

“Estamos dentro dos nossos objetivos, que passam por andar nos dois primeiros lugares e passar à segunda fase de apuramento de campeão”, respondeu, relativizando o feito. As precauções de Calica acabam por se compreender. “A distâncias entre as equipas na classificação são curtas e só comprova que não é nada fácil disputar esta divisão de Elite, é preciso ser muito regular para nos mantermos no lugar onde estamos. Esta Série 2 é muito competitiva, qualquer adversário é sempre muito difícil. Podemos ganhar pontos em qualquer campo, mas também os podemos perder em qualquer campo. Temos encarado os jogos de uma forma muito séria e pensado jogo a jogo”, argumentou.

De pouco adianta voltar à carga com perspetivas de subida e especular sobre o futuro, para Calica, o presente é o mais importante e justifica porquê: “É sempre difícil fazer previsões, porque há equipas que ainda se vão reforçar nesta fase, portanto é difícil apontar candidatos. Qualquer equipa pode chegar ao primeiro lugar. O mercado pode ajudar a redefinir muita coisa e depois é preciso ter a sorte de não ter lesões. O nosso plantel é curto e esperamos não ter muitas lesões, mas foi construído a pensar nos objetivos propostos pela direção. Agora, é evidente que a partir do momento em que as equipas se podem reforçar se torne tudo mais difícil e mais aleatório. Nesta altura ainda não pensamos em subida. Estamos muito focados no campeonato e em garantir o apuramento para a fase seguinte. Para isso, como já disse, temos de ir pensando jogo a jogo”.

Na frente da Série 2, o Marco 09 tem feito um percurso muito regular, está sem segundo a um ponto e, logo atrás, a dois pontos, surge a equipa B do Gondomar SC... “Por isso é que digo que ainda é cedo para dizer quem poderá chegar ao apuramento de campeão, só no último terço será possível ter uma ideia, porque é tudo muito equilibrado. Preocupamo-nos sempre com a concorrência, principalmente com a distância para o terceiro lugar. Mas ganharmos os nossos jogos é essencial, porque o foco é a nossa equipa. Depois se com isso conseguirmos ganhar vantagem sobre os nossos adversários, melhor ainda. Não tem sido fácil e veja-se o Gondomar SC B, que tem feito um grande campeonato e não tem permitido descolar do terceiro lugar. Portanto, é como digo, temos um campeonato muito equilibrado e muito difícil”, acrescentou.

Com 14 golos sofridos, o Aliados de Lordelo é uma das melhores defesas da série. “É difícil marcar golos ao Aliados, como é difícil marcar a qualquer adversário desta série. Mas uma equipa que queira liderar tem de sofrer poucos golos, porque quem sofrer menos estará sempre mais perto de ganhar e é o que temos procurado fazer nos nossos jogos”, sublinhou. Mais importante do que o aspeto defensivo, para o treinador, tem sido a atitude que tem visto no grupo de trabalho. “Os jogadores têm correspondido muito bem, têm feito um trabalho fantástico e têm dado tudo em prol dos nossos objetivos. Importante tem sido o coletivo e o espírito de equipa, que nos tem ajudado chegarmos onde estamos. Somos uma equipa equilibrada, que defende bem e ataca melhor e troca bem a bola”, descreveu.