FC Maia Lidador recupera terceiro lugar, Ermesinde vence e respira mais tranquilo


A Divisão de Elite continua a prender atenções com uma competitividade que deixa sempre muitas possibilidades em aberto à imagem daquilo que aconteceu com o FC Maia Lidador nesta ronda, que derrotou o SC Rio Tinto por 3-1 e isolou-se no terceiro lugar da Série 1. Os maiatos tiraram partido do empate do Canidelo em Oliveira do Douro (0-0) para recuperar o terceiro posto atrás do SC Coimbrões que goleou o FC Infesta (4-0) e mantém o segundo lugar com sete pontos de avanço. O líder Oliveira do Douro segue agora com 5 pontos de vantagem sobre os rivais de Vila Nova de Gaia.

No fundo da tabela, as coisas não podem estar mais renhidas na luta pela manutenção. No duelo entre Pedrouços e Arcozelo, a equipa da casa acabou por levar a melhor, vencendo por 2-1. O Arcozelo está agora a um ponto da linha de água e recebe o Folgosa da Maia no próximo fim de semana e segue mais confortável um pouco acima, à distância de 6 pontos.

O Pedrouços, ainda que vencedor deste duelo, mantém-se abaixo da linha de água, mas com esperança renovada depois da vitória - desloca-se ao terreno Varzim B na próxima ronda para tentar dar seguimento a este resultado positivo. Os Dragões Sandinenses foram ao Candal vencer por 2-1 e respiram de alívio com sete pontos acima da linha de água.

Na Série 2, Marco 09 e Aliados de Lordelo não abrandam na frente do campeonato, vencendo os respetivos jogos, mas foi do fundo da tabela que surgiu ao destaque desta jornada, com o Ermesinde a derrotar o Vila Caiz em casa por 2-1 e a dar um passo para fugir, para já, aos lugares de descida. O emblema do concelho de Valongo aproveitou da melhor forma as derrotas do Valonguense em Lousada (2-1) e do Sobrado, em casa, com o Sousense (2-3). Aliás, esta vitória da equipa da foz do Sousa foi outro resultado a destacar nesta 23ª jornada, porque permitiu que os homens de Sérgio Martins se tivessem isolado no terceiro lugar da série, confirmando um registo no campeonato bastante sólido.

Depois de dois resultados positivos, o Freamunde voltou a perder, desta vez no terreno do Aliança de Gandra (1-0), emblema que agora ameaça o quarto posto do Vila Caiz. Note-se que os “capões” já não ganham fora desde 20 de novembro, altura em que foram a Sobrado vencer por 2-1. Na próxima jornada regressam a casa para receber o último classificado da Série 2 - O Roriz.