ABC da Bola desembarca em Valongo


O nono dia da iniciativa ABC da Bola decorreu na tarde desta segunda-feira em Valongo, com a Escola Básica de Lombelho a servir como base para a assinatura do protocolo entre a Associação de Futebol do Porto e o Agrupamento de Escolas de Alfena.

No ato simbólico da assinatura do protocolo estiveram, além dos responsáveis da Associação de Futebol do Porto, com o Presidente José Neves a liderar a comitiva, a diretora do Agrupamento de Escolas de Alfena, Felisbina Neves, o vereador da educação, Orlando Rodrigues, do Presidente da Junta de Freguesia de Alfena, Luís Miguel Caetano e também do Vereador do Desporto, Paulo Esteves Ferreira.

Presentes estiveram também os representantes de alguns clubes do concelho de Valongo, que fizeram questão de marcar presença deste dia especial para os jovens alunos. A saber: Ermesinde SC e AC Alfenense

De lembrar que o projeto ABC da Bola tem como objetivo inserir o futebol no currículo escolar. É este o mote central desta iniciativa pioneira em Portugal, pois nenhuma das Federações ou Associações desportivas portuguesas tinha avançado diretamente com os agrupamentos de escolas a introdução das respetivas modalidades no plano curricular escolar.

José Neves, Presidente da Associação de Futebol do Porto

" A Associação de Futebol do Porto pretende, nos 18 concelhos do distrito do Porto, trazer mais desporto às escolas. Nós queremos que as crianças cada vez mais pratiquem desporto. Queremos combater o sedentarismo e são com essas práticas que vamos conseguir. Agradeço à Câmara Municipal de Valongo, à Junta de Freguesia e ao agrupamento escolar a presença aqui hoje, porque só em conjunto, poderemos avançar. Todos são essenciais neste processo. Quero agradecer também aos nossos clubes filiados que estão aqui hoje. Aquilo que estamos aqui a fazer é também para vós. A partir das escolas, as crianças vão procurar os clubes. Queremos que as crianças pratiquem mais desporto e que melhorem a sua qualidade de vida tendo o desporto como eixo central... e há crianças que não têm oportunidade de o fazer sem ser nas escolas. É nossa obrigação lutar contra essas estatísticas que nos colocam na cauda da Europa em termos de prática desportiva."

Vereador do Desporto de Valongo, Paulo Esteves Ferreira
"Este evento que a Associação de Futebol do Porto está a realizar é muito importante por aquilo que nós, autarquia, estamos a tentar fazer. O objetivo é que as crianças comecem a praticar desporto. Queremos que esses números no futuro se alterem para que esses miúdos comecem a ganhar hábitos de educação física e a jogar em equipa, pois na sociedade, não temos de pensar em nós como ilhas, mas sempre como parte de uma equipa. Agradecemos muito à AF Porto o facto de nos verem sempre como parceiros... E sabem que podem sempre contar conosco em quaisquer projetos que queiram implementar."

Felisbina Neves, Diretora do Agrupamento de Escolas de Alfena
"Agradeço toda a colaboração da Associação de Futebol do Porto pelo projeto ABC da Bola. Tudo o que fazemos é pelos nossos alunos. É evidente que a prática desportiva é essencial. É muito importante que os alunos adquiram alguns valores que o futebol nos trás, que é respeitar as regras, jogar em equipa, pensar nos outros, raciocinar e ceder o seu papel em prol dos outros. Pelo barulho que eu vi ali, eles estão muitos felizes."