Há vários jogadores com asas para outros voos


Que jogadores marcaram esta edição da Divisão de Elite? Ou quem mostrou potencial para outros voos? Que pistas ficam para construir uma equipa forte na próxima edição? Ou ainda quem foi o jogador revelação desta época? Estas foram algumas questões levantadas a quatro treinadores – um de cada uma das séries iniciais do campeonato da Divisão de Elite – a quem lançamos o desafio de escolher o seu melhor onze (sem exceder um máximo de dois jogadores por equipa), eleger o melhor jogador por setor e apontar uma revelação. É claro que outros nomes podiam ser apontados, como todos os técnicos fizeram questão de sublinhar, mas todos concordaram que não faltou qualidade e competitividade nesta Divisão de Elite, o que tornou o exercício mais complicado e a discussão aberta em torno daqueles que foram os melhores, ou dos que se revelaram nesta edição.

Certo é que o potencial está à vista e que muitos atletas pedem até uma fasquia mais elevada que lhes teste os limites e os desafie a evoluir mais ainda, porque as capacidades estão lá e em muitos casos só estão à espera de ser mais trabalhadas para se desenvolverem e revelarem na sua totalidade em campo. Mas esta foi também uma oportunidade para nos embrenharmos nas notas que alguns treinadores retiveram para o futuro, quem sabe se para reforçar as suas equipas e lutar na próxima temporada com outras ambições.

Para eleger o seu onze, Pedro Vilaça, treinador do Marco 09, explicou, por exemplo, o porquê de apostar em dois atletas do clube: “Os dois jogadores da nossa equipa tinham sido chamados à seleção da Associação de Futebol do Porto e jogaram, foram regulares durante a temporada, pelo que não fazia sentido estar a nomear outros”. De resto, o treinador não escondeu ter tido o cuidado de “escolher ainda alguns jogadores de equipas envolvidas na fase de subida, pela qualidade que têm demonstrado”. Dito isto, Pedro Vilaça revelou o seu onze, numa estrutura em 4x3x3:

Gr: Diogo Santos (SC Freamunde)

LD: Fábio Rodrigo (FC Alpendorada)

CD: Hugo Silva (Aparecida FC)

CE: Pepe (Marco 09)

LE: Diogo Portela (FC Alpendorada)

LE: Diogo Portela (FC Alpendorada)

MD: Nuno Ferreira (AD Lousada)

MO: Danny (FC Vilarinho)

MO: Luís Gonçalves (Rebordosa AC)

ED: Maranhão (FC Maia Lidador)

EE: João Rafael (Marco 09)

PL: Pedras (Padroense FC)

 

DESTAQUES POR SETORES:

GR: Diogo Santos (SC Freamunde)

Defesa: Fábio Rodrigo (FC Alpendorada)

Médio: Nuno Ferreira (AD Lousada)

Avançado: João Rafael (Marco 09)

 

JOGADOR REVELAÇÃO:

Danny (FC Vilarinho)

 

“Elegi Danny como revelação, pela qualidade, a idade (20 anos), e pela boa temporada que está a fazer. Mostrou ser um jogador com muito potencial e argumentos para jogar a outro nível”, justificou Pedro Vilaça.

 

O “mister” Joca, do Pedrouços AC, concentrou as suas opções para o onze em jogadores que conhece bem, “alguns até os defrontamos ao longo da temporada”, explicou, sublinhando que a escolha do sistema tático também influenciou algumas das suas opções. “Depende das características que queremos para o modelo de jogo e isso leva-nos a correr o risco de passar ao lado de algum valor que esteja aí a brilhar, mas estas também não deixam de ser algumas pistas para seguir no futuro”, argumentou. Numa estrutura em 3x4x3, Joca apontou o seguinte onze:

GR: Postiga (FC Alpendorada)

CD: Musa (Pedrouços AC)

CC: Sumaila Mané (CF Oliveira do Douro)

CE: César Pena (FC Pedras Rubras)

MD: Dinando (FC Foz)

MC: Jair (Padroense FC)

MC: Paulinho (Pedrouços AC)

ME: Pipo (Rebordosa AC)

AD: Edgar (Nogueirense FC)

AV: Vítor Andrade (FC Foz)

AE: Pape Doumbia (FC Pedras Rubras)

 

DESTAQUES POR SETORES:

GR: Postiga (FC Alpendorada)

Defesa: Musa (Pedrouços AC)

Médio: Paulinho (Pedrouços AC)

Avançado: Pape Doumbia (FC Pedras Rubras)

 

JOGADOR REVELAÇÃO:

Edgar (Nogueirense FC)

 

Por falar em “pistas para seguir no futuro”, Vítor Oliveira, treinador do SC Rio Tinto, encarou o desfio quase como um “scout” que tivesse revelado algumas pistas de observação. “Estes são jogadores que eu escolheria para uma equipa que pudesse construir”, reconheceu, evitando aqui eleger qualquer jogador do SC Rio Tinto, para não ferir suscetibilidades. “O meu onze tem dimensão para mais do que uma Divisão de Elite - têm muito potencial e capacidade para jogar mais acima”, explicou ainda. “Também podia servir de pista para reforçar uma equipa, ou formar um plantel sombra de um observador”, acrescentou ainda. Para o seu onze, Vítor Oliveira escolheu uma estrutura em 4x3x3.

GR: Daniel Pires (Aliados Lordelo)

LD: Diogo Costa (Gondomar SC B)

CD: Jorge Pereira (Aliança FC Gandra)

CE: Gil (FC Foz)

LE: João Moreira (Aliados Lordelo)

MD: Nuno Costa (CD Candal)

MO: Rodrigo (FC Folgosa da Maia)

MO: Guilherme (SC Coimbrões)

ED: Rui Silva (FC Maia Lidador)

EE: Dinando (FC Foz)

AV: Nicolas (Varzim SC B)

 

DESTAQUES POR SETORES:

GR: Daniel Pires (Aliados Lordelo)

Defesa: João Moreira (Aliados Lordelo)

Médio: Rodrigo (Folgosa da Maia)

Avançado: Dinando (FC Foz)

 

JOGADOR REVELAÇÃO:

Guilherme (SC Coimbrões)

 

Por último, Jorge Lopes, treinador do Ermesinde 1936, fez as suas opções, garantindo que “qualquer um podia jogar num Campeonato de Portugal, ou mais acima, porque têm potencial e já demonstraram qualidade”. Para o “mister” do Ermesinde, há dois jovens com argumentos que os podem projetar até bem mais alto do que o Campeonato de Portugal. “Acredito que Cenoura e Danny são jogadores com grandes possibilidades e para ouvirmos falar deles em outros patamares”, apontou. “Na minha opinião, o Cenoura carregou a sua equipa às costas”, insistiu, “é um excelente jogador na posição 6 ou como 8, tem uma dimensão muito grande, é muito importante numa equipa”, completou. “Mas ainda há jogadores como Valdinho e Pierre, que mexem muito com um jogo”, explicou ainda. Para o seu onze, Jorge Lopes optou por uma estrutura em 4x3x3.

GR: Manu (Valadares Gaia FC)

LD: César (CD Sobrado)

CD: César (FC Alpendorada)

CE: Jorge Pereira (Aliança FC Gandra)

LE: Moreira (CF Oliveira do Douro)

MD: Cenoura (AC Alfenense)

MD: Danny (FC Vilarinho)

MO: Ricardo Fernandes (Ermesinde 1936)

ED: Pierre (FC Vilarinho)

EE: Valdinho (FC Alpendorada)

AV: Paulo Monteiro (FC Maia Lidador)

 

DESTAQUES POR SETORES:

GR: Manu (Valadares Gaia FC)

Defesa: César (FC Alpendorada)

Médio: Ricardo Fernandes (Ermesinde 1936)

Avençado: Valdinho (FC Alpendorada)

 

JOGADOR REVELAÇÃO:

Danny (FC Vilarinho)