Com apenas três jornadas por jogar, a reta final da fase regular da I Divisão promete muitas emoções até o fim. Nesta prova, ao contrário da II Divisão, avançam dois clubes de cada série para a fase de Apuramento de Campeão. A última ronda será jogada a 28 de janeiro, o que indica que teremos ainda muitas decisões para serem tomadas dentro de campo. Até o momento, no total da prova, foram disputados 199 jogos e marcados 906 golos (média de 3,0 por jogo).
Na Série 1, quem anda em primeiro é o Salgueiros 'B'. A equipa campeã da II Divisão na época passada soma 35 pontos, um a mais do que o CF Serzedo, segundo melhor classificado e que liderou da sexta até a nona jornada. Os gaienses também são donos da melhor defesa do campeonato, com apenas 11 golos sofridos. Com alguma distância, em terceiro, temos o Lusitanos FC Stª Cruz, com 25 pontos, seguido por CF Vandoma (23) e GD Águas Santas (20).
Já na Série 2, o líder é o C.U.D Leverense. O emblema de Vila Nova de Gaia, além dos 35 pontos conquistados, também regista o melhor ataque da competição com 41 golos e por consequência, também o melhor marcador: Pedro Pontes (Pepe) tem 14 golos marcados em 15 jogos, ou seja, atuou em todos os compromissos da equipa. Três pontos atrás, aparece o SC Nun´Álvares. Em terceiro, o USC Baltar, já com alguma distância (27 pontos) e em quarto, o Rio Ave 'B', emblema proveniente da II Divisão na época passada.
Na Série 3 há um líder em disparado e que não será alcançado, tornando-se já o campeão de série: o FC Cête. O emblema de Paredes é o primeiro clube sénior que está confirmado na fase de Apuramento de Campeão. Com a vitória obtida na última jornada - chegou aos 38 pontos - a equipa continuar a estender uma sequência de 14 jogos sem perder no campeonato. Abaixo, tudo ainda em aberto e a lutar por uma vaga. Com 24 pontos, aparece o FC Vila Boa de Bispo, seguido pelo GD Livração (23), ADC Várzea Douro (22) CCD Sobrosa (21) e FC Boelhe (20).
Na Série 4, as duas primeiras posições estão divididas entre o Lomba SC Amarante e o FC Parada, onde ambos os clubes somam 35 pontos. O interessante é que os emblemas dividem o mesmo número de vitórias (11), empates (2), derrotas (2) e golos marcados (34). O que deixa os amarantinos na liderança são os golos sofridos (11 contra 19), o que os iguala também como a melhor defesa do campeonato ao lado do CF Serzedo. Em terceiro, com 30 pontos, aparece o Aveleda, que ainda sonha.