II Divisão: Há históricos do distrito a lutar pelas primeiras posições


Competição que conta com o maior número de clubes no escalão de seniores (67 emblemas), a II Divisão prepara-se para começar a segunda volta - no próximo domingo, arranca a jornada 17 - e em seguida, o turno irá virar. No presente momento, já foram disputados 494 jogos e marcados 1844 golos, com uma alta média de golos por partida (3,7). Há ainda muita disputa e ainda muitos embates para acontecer. Definições ainda estão longe, mas vamos por partes.

Na Série 1, o Sporting Clube da Cruz, emblema centenário de Paranhos, lidera com 35 pontos (10 vitórias e 5 empates) e sem sofrer qualquer derrota ainda na competição. Logo abaixo, com 33 pontos, o SC Senhora da Hora, outro histórico, persegue de perto a equipa do Outeiro. Do terceiro ao sétimo classificado Gervide, Leça do Balio 'B', Águias S.Gaia, Candal 'B' e Ramaldense, clube que recentemente completou 100 anos, a diferença é de apenas dois pontos. Portanto, todas as equipas ainda correm atrás do ouro.

Já na Série 2, o líder é o União de Beiriz com incríveis 39 pontos (13 vitórias e 2 empates). O emblema da Póvoa de Varzim, que ainda se apurou para a IV Eliminatória da Taça AF Porto, também é o detentor do melhor ataque da II Divisão com 74 golos marcados. Da segunda para a quinta posição, temos quatro clubes, sendo que três são 'Equipas B'. São eles o CD Trofense "B", FC Maia Lidador "B" e FC Tirsense "B". Já o Mocidade Sangemil, que anda uma posição acima ao clube de Santo Tirso, possui também o melhor marcador da competição: o ponta de lança Márcio Ferreira, com 20 golos.

Entrando na Série 3, com o maior número de pontos conquistados em toda a prova (42), temos o SC Freamunde. O emblema de Paços de Ferreira, que há poucos anos atrás atuava na II Liga, nesta época, começou do zero na II Divisão sob administração do novo presidente, Rui Vingança. Os Capões tem 14 vitórias em 15 jogos disputados, além da melhor defesa da competição, com apenas 10 golos sofridos. Com alguma distância, andam atrás o A.S.S. Nevogilde e o G.D.C. Ferreira, com 27 pontos.

Por fim, na Série 4, há um maior equilíbrio entre os clubes. Na liderança está o Termas S. Vicente 2020 "B" com 33 pontos e três pontos atrás vem o G.D.C. S. Salvador De Castelões. Em terceiro e em quarto, empatados (26), temos o FC Cristelo e o FR Cabeça Santa. De ressaltar que, este último, regressou como filiado nesta nova época, já a superar as expectativas dos concorrentes. Na quinta posição, seguem os marcoenses do AR Tuías, com 25 pontos.

Aqui, vale um apontamento. Nesta competição, apenas o primeiro classificado de cada série irá avançar para o Apuramento de Campeão.