João Garcia: “O sonho comanda a vida”


As meias-finas da Taça AF Porto decorrem a partir desta quarta-feira (19/04). Restando apenas quatro equipas, a luta por uma vaga na edição de 2023/24 na Taça de Portugal fica cada vez mais acesa. E uma das mãos será entre o FC Foz, do Porto, e o Pedrouços, da Maia.

João Garcia, treinador do Pedrouços, tem ainda o campeonato como prioridade, apesar da sua equipa ter alcançado as meias-finais da Taça AF Porto. Nesta altura, a questão da permanência na Divisão de Elite ainda é uma grande preocupação, uma vez que o emblema da Maia ocupa a última posição na classificação. Mas não é por isso que o grupo de trabalho não se vai permitir sonhar com a final. Motivação não falta.

Tendo chegado às meias-finais da taça AF Porto, tudo é possível para o Pedrouços?

"Claro. O nosso objetivo nestas meias-finais é tentar alcançar a final. Vamos dar tudo para isso. Se chegarmos à final, será novamente histórico para o Pedrouços."

Numa fase do campeonato em que o Pedrouços ainda luta pela permanência, qual é a vossa prioridade?

"A nossa prioridade é o campeonato, porque ainda temos uma situação para resolver, da qual não dependemos apenas de nós. Mas o sonho comanda a vida. Temos de acreditar que é possível e tentar desfrutar destes jogos."

A partir do momento em que lutam para não descer, chegar às meias-finais da taça é uma surpresa?

"O Pedrouços só ficou com dois jogadores da época passada. O plantel é novo, aliás fizemos dois plantéis, porque em dezembro voltamos a restruturar tudo, o que nos permitiu ganhar alguns jogos de lá para cá e estar na luta pela permanência. Nas duas primeiras eliminatórias beneficiámos talvez de algumas equipas que não apostaram tanto na taça, mas não acredito na sorte, pelo contrário, até temos tido muitas lesões prolongadas e muita falta de realismo em jogos cruciais que nos impediram de fazer melhor. Mas não acredito na sorte."

Como é que têm abordado a taça ao longo da temporada?

"Encaramos a taça como um jogo para preparar o campeonato. Mas temos uma imagem a defender e a partir do momento em que envergamos este símbolo temos de o honrar, seja no campeonato, seja na taça."

Como encaram o FC Foz, uma equipa que já defrontaram e que conhecem bem?

"Como encaramos todos os outros. O FC Foz tem uma excelente equipa, a classificação não corresponderá ao plantel que têm. Pelos vistos também tiveram várias lesões ao longo da época, que os impediram de fazer melhor. Já os defrontámos duas vezes e sabemos que não vai ser fácil. Acredito que do outro lado também devem pensar o mesmo de nós. Mas numa meia-final tudo é possível, são 50 por cento para cada lado."

Numa eliminatória a duas mãos, é mais fácil recuperar de um passo em falso?

"Teremos sempre essa possibilidade, sim. Nesta fase da época, com jogos a meio da semana e jogadores que trabalham 8 horas, não vai ser fácil de gerir. Mas a equipa que melhor se adaptar será a vencedora."

O primeiro embate das duas equipas acontece no dia 19/04, às 21h, no Complexo Municipal de Pedrouços. A segunda mão acontecerá no dia 25/04, no Estádio Inatel, em Ramalde.