Abílio Novais: “Acreditamos no nosso valor e vamos tentar passar”


As meias-finas da Taça AF Porto de futebol decorrem a partir desta quarta-feira (19/04). Restando apenas quatro equipas, a luta por uma vaga na edição de 2023/24 na Taça de Portugal fica cada vez mais acesa. E uma das mãos será entre o Vila Caiz, de Amarante, e o Oliveiro do Douro, de Vila Nova de Gaia.

Abílio Novais, treinador do Oliveira do Douro, após ver resolvido apuramento para a fase de subida da Divisão de Elite, agora pode concentrar-se a cem por cento na taça. Nesta fase, o treinador confessa que a ansiedade é o pior inimigo da sua equipa.

De que forma olham para estas meias-finais da taça da AF Porto?

"É mais uma eliminatória, temos ido jogo a jogo, apesar das dificuldades que temos tido com as lesões nesta fase. Não escondo que o nosso primeiro objetivo é apurarmo-nos para a fase de subida da Divisão de Elite (o que já aconteceu). Na taça vamos tentar competir, respeitando o Vila Caíz, que tem muito boa equipa, por aquilo que já fui vendo. Mas acreditamos no nosso valor e vamos tentar passar."

A luta que teve pela fase de subida no campeonato obrigou algum tipo de gestão, até por ser uma eliminatória a duas mãos?

"O problema é exatamente esse, porque são muitos jogos. Não vai ser fácil. Já tive de gerir contra o Avintes. Mas é como digo, o nosso primeiro objetivo é a fase de subida, já que chegamos onde estamos."

Já o Vila Caiz aposta forte na taça…

"Ganharam no ano passado, têm vindo a fazer um excelente campeonato, têm jogadores de muita qualidade, por isso será um jogo difícil. Respeitamos o adversário, mas acreditamos mais naquilo que podemos fazer."

Para o Oliveira do Douro que valor terá a taça?

"A taça é uma recompensa para os meus jogadores. Temos sido os mais regulares no campeonato e seria uma injustiça tremenda não nos apurarmos para a fase de subida. Não era o objetivo inicial, mas já que estamos na liderança queremos lá chegar. A taça era uma prova secundária, é verdade, mas era bonito conseguirmos chegar à final e vencer. Seria um prémio para a excelente temporada que os jogadores têm feito e acredito que se estamos onde estamos é por termos sido mais fortes do que os outros."

Por falar em regularidade, são 31 jogos e apenas uma derrota esta época…

"Sim, é verdade, isto faz-se à custa da regularidade. Temos a melhor defesa e muitos golos marcados. Se calhar não temos os jogadores de melhor qualidade, mas temos certamente a melhor equipa em termos de coletivo, trabalho, dedicação e compromisso."

 

O primeiro embate das duas equipas acontece no dia 19/04, às 21h, no Campo de Vila Caíz. A segunda mão acontecerá no dia 25/04, no Estádio do Oliveira do Douro.